O IEPG

 

O Instituto

 

Fazer o que é certo, influenciar pessoas para que façam coisas grandiosas, buscar incansavelmente a excelência e impactar positivamente nossa comunidade. É assim que o Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) cumpre seu papel. 

 

Somos um grupo de profissionais que, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, gera conhecimento, renda, tecnologia, inovação e oportunidades. Nossos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção são reconhecidos não apenas pelo sucesso nos rankings e nos processos de avaliação, mas principalmente pela mudança de vida proporcionada aos nossos alunos e suas famílias, e nos resultados de diversas empresas dentro e fora do Brasil.

 

Os egressos dos cursos de Mestrado, Doutorado, Especialização e MBA são capacitados para enfrentar os desafios modernos em todos os setores econômicos, contribuindo com o futuro do nosso país.

 

Com foco nas pessoas e “revelando-se mais por atos do que por palavras”, o IEPG contribui com o crescimento da Nação e com uma sociedade mais justa.

 

 

É assim que somos!

 

O IEPG é uma unidade administrativa da Universidade Federal de Itajubá, responsável pelo ensino, pesquisa e extensão relacionados aos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Administração e, na pós-graduação, pelos programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção, Mestrado Profissional em Administração e Mestrado multidisciplinar Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade.

 

 

 

Segundo o Regimento do Instituto, em seu Artigo 3, as atribuições do IEPG são:

 

 

  1. Implementar ações e formular políticas e estratégias de ensino, pesquisa e extensão a partir das suas áreas de atuação;
  2. Proporcionar condições para a consolidação e a busca da excelência acadêmica nas suas áreas de atuação;
  3. Planejar e administrar os recursos humanos, orçamentários, financeiros e materiais sob sua responsabilidade;
  4. Decidir sobre sua organização interna, respeitados o Estatuto e o Regimento Geral da UNIFEI

A Diretoria

 

A diretoria do IEPG é composta pelo seu diretor e vice-diretor, que são responsáveis pela gestão do Instituto. Os cargos são preenchidos mediante eleição realizada a cada quatro anos, pelo órgão máximo do IEPG, a Assembleia, composta pelo corpo docente e representantes da equipe administrativa e alunos.

 

 

Diretoria atual:

 

Diretor:

Renato da Silva Lima     

 

Acesse aqui a AGENDA

 

Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG). Foi Professor Visitante no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), Troy, New York (2017 a 2018) e na Universidade do Minho, Portugal (2005 a 2006). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UNIFEI (2009 a 2012) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (2008 a 2009 e 2019 a 2022). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2003), com período sanduíche na Universidade do Minho Portugal (2001). Pela UNIFEI, é docente em cursos de graduação (Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Administração) e pós-graduação (Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção, Mestrado Profissional em Administração). É orientador credenciado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da USP/São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Transportes, com ênfase em Logística e Transportes, atuando principalmente nos temas: Sustentabilidade em Logística e Transportes, Logística Reversa e Gestão de Resíduos, Logística Urbana, Green Supply Chain Management (GSCM) e Economia Circular. Foi membro Titular da Câmara de Assessoramento em Arquitetura e Engenharias (TEC) da FAPEMIG (2013 a 2016). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (desde 2008), coordenador do LogTranS (Laboratório de Logística, Transportes Sustentabilidade) da UNIFEI (desde 2003) e Editor-Associado da Seção de Logística da Revista Transportes da ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes). Desde 2022 ocupa o cargo de Diretor do IEPG da UNIFEI.

 

 

Vice-diretor:

Rafael de Carvalho Miranda

 

Acesse aqui a AGENDA

 

Professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Administração da UNIFEI. Possui graduação em Engenharia de Produção-Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2008). É Mestre em Engenharia de Produção pela UNIFEI (2012), tendo trabalhado com Otimização via Simulação e Algoritmos Genéticos. É Doutor em Engenharia de Produção pela UNIFEI (2015), trabalhando com a redução do espaço de busca em problemas de Otimização via Simulação. Em ambos os casos foi bolsista da CAPES. É pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados para Auxílio a Decisão (NEAAD) e do Grupo de Economia e Finanças (GEF) da UNIFEI. É revisor de Periódicos e congressos nacionais e internacionais na área de Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção. Coordenou projetos de pesquisa na área de Pesquisa Operacional financiados pela FAPEMIG e CNPq. Tem experiência profissional e acadêmica nas áreas de Engenharia de Produção e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Quantitativos para Apoio a Tomada de Decisão, Simulação a Eventos Discretos, Otimização, Engenharia Econômica, Economia, Microeconomia e Gestão da Produção.

 

 

Ex-diretores:

Luiz Gonzaga Mariano de Souza  (2004 - 2008)

Edson de Oliveira Pamplona  (2008 - 2012)

José Arnaldo Barra Montevechi  (2012 - 2016 e 2016 - 2018)

André Luiz Medeiros (2018 - 2022)

Nossas Pessoas

Nossa equipe é formada por 93% de docentes com título de doutorado, além de servidores técnico-administrativos e técnicos de laboratório em constante atualização. Somos cerca de 70 profissionais antenados às necessidades dos nossos alunos e da estrutura que viabiliza que o IEPG esteja entre os institutos de referência na UNIFEI.

 

Nossa estrutura administrativa está dividida em: Secretaria Acadêmica e Secretaria Administrativa, que assessoram a Diretoria do Instituto, cada uma em sua área específica, visando a especialização e otimização de nossos serviços a toda comunidade.

 

 

Para conhecer nosso corpo docente, clique aqui.

 

 

Secretaria Acadêmica

Cassia Cristina Vieira de Souza Ferreira

(35) 3629-1150

cassia@unifei.edu.br

sec.academica.iepg@unifei.edu.br

 

 

Secretaria Administrativa

Gestão de Patrimônio

Fabienne Mara Ferreira Mattos

(35) 3629-1737

fabiennemara@unifei.edu.br

 

Compras e Orçamento

Leandro Lopes Trindade

(35) 3629-1305

leandrotrin@unifei.edu.br

 

Gestão de Pessoas

Valeria Costa Santana

(35) 3629-1238

valeriasantana@unifei.edu.br

 

Serviços e Apoio

Rogério Gomes Marciano

(35) 3629-1150

rogeriogomes@unifei.edu.br

 

 

Equipe técnica de laboratórios

Emerson Barsottini

(35) 3629-1219

barsottini@unifei.edu.br

 

José Veríssimo Ribeiro de Toledo

(35) 3629-1219

verissimo@unifei.edu.br

 

Luiz Fernando Rodrigues Alves

(35) 3629-1715

lfralves@unifei.edu.br

 

Paulo Rodrigo Pinto

(35) 3629-1149

paulorodrigo@unifei.edu.br

 

Wlamir Leandro de Oliveira Giffoni

(35) 3629-1158

leandro@unifei.edu.br

 

 

Quer falar conosco? Acesse a Lista de contatos completa da UNIFEI.

 

Os Laboratórios

 

A estrutura do IEPG conta com modernos laboratórios, que oferecem a nossos alunos a oportunidade de vivenciar na prática toda teoria aprendida em sala de aula. Todos esses espaços contam com equipamentos modernos, estrutura diferenciada e ambiente propício ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Além do investimento considerável e sistemático de nosso orçamento em melhorias estruturais e em equipamentos para nossos laboratórios, o IEPG tem como diferencial a forte parceria com instituições de fomento e diversas empresas, revertendo recursos importantes para a melhoria de nossa estrutura.

 

Clique aqui e conheça cada um de nossos laboratórios.

Nossa História

 

A origem do atual Instituto de Engenharia de Produção e Gestão vem do processo de expansão da então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), pela oferta do curso de Engenharia de Produção. Em 1974, o Conselho Federal de Educação aprova, pelo parecer 3233/74, novo regimento que orienta formações “com ênfase” para as Engenharias Elétrica e Mecânica. A Engenharia Elétrica passa a oferecer ênfase em Eletrônica e a Engenharia Mecânica as ênfases em “Projeto” e “Produção”.  

 

O curso de Engenharia de Produção-Mecânica registra sua primeira turma em 1998. O ex-diretor da Escola Federal de Itajubá (EFEI), José Carlos Goulart, dá andamento então ao processo de implantação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), nomeando, em julho de 2002, a “Comissão de Estudos para a Elaboração dos Novos Estatuto e Regimento Geral da Universidade”, presidida pelo professor Fredmarck Gonçalves Leão. O novo estatuto é então aprovado em abril de 2003, e origina a estrutura universitária com a presença dos “novos institutos”, componentes do organograma fundador da Universidade, entre eles o Instituto de Engenharia de Produção e Gestão.

 

Em 2004, ocorre a primeira eleição para reitor, assumindo o professor Renato de Aquino Faria Nunes e o professor Paulo Shigueme Ide, como vice. A nomeação das diretorias dos novos Institutos ocorre em abril de 2004. O primeiro diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão foi o professor Luiz Gonzaga Mariano de Souza. Em seguida, o IEPG teve como diretores os professores Edson de Oliveira Pamplona, José Arnaldo Barra Montevechi e, atualmente, André Luiz Medeiros.

 

 

O nascimento dos nossos cursos

 

Em 1998, têm início as atividades da graduação em Administração, sob coordenação do Professor Fábio Roberto Fowler. A primeira turma é diplomada em janeiro de 2003.

 

Concluíram o bacharelado em Administração os seguintes discentes:

Antônio Gil da Costa Júnior

Antônio Massanobu Mizukami

Carlos Alexandre de Oliveira

Cristiana Rennó D´Oliveira

Edson Tamarozzi Júnior

Eduardo Giachini Mota Silva

Felipe Liberato de Souza

Juliana de Araújo Moreira

Luciano Antônio Peixoto Taveira

Márcio de Aquino Nogueira

Marco Antônio Siqueira Mauro

Michelle Poliana Fernandes

 

 

A primeira turma graduada em Engenharia de Produção – Mecânica, ingressa em 1998 e é diplomada em Janeiro de 2003.

 

Os discentes que concluíram o curso foram:

Aline Elizabete Oliva Albano

Ana Elisa Di-Tano Camargo

Daniel Kiyohara

Eduardo Arantes M. Anacleto

Eduardo Bonchristiani Filho

Evandro Luís Creste

Fabrício Bueno Pedroso

Flávia Duque Marassi

Giselle Mattos Tavares

Leonardo Souza de A. Lima

Leandro Escagio Antonietti

Lucas Siqueira

Marco Antônio Scarela de Freitas

Roberto Takashi Torihara

Renata Neves Penha

Renato Henrique Garcia Carvalho

Rogério Alam Sauaia Naus

Thiago Augusto C. Bueno

Wesley Alves da Silva

 

 

Pós-graduação

Em 1994, iniciam-se as atividades do Mestrado em Engenharia de Produção, sob coordenação do professor Dagoberto Alves de Almeida. Em 1996, receberam o título de Mestre em Engenharia de Produção:

 

Antonio Carlos da Costa Neves

Carlos Emanuel T. Pires Bicheiro

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Eurycibiades Barra Rosa

Francisco José Moreira Chaves

Luiz Fernando Barca

Márcio Roldão de Almeida Costa

 

 

Em 2012, é instituído o Doutorado em Engenharia de Produção. O primeiro coordenador foi o Professor Carlos Eduardo Sanches da Silva. Também neste ano, o programa de Estudos Pós-Graduados DETECS – Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade inicia suas atividades do mestrado, sob coordenação do Professor Carlos Alberto Máximo Pimenta. Em 2014, são iniciadas as atividades do Mestrado em Administração. O primeiro coordenador foi o Professor Fábio Favaretto.