Reta final para quem deseja iniciar o Programa de Mestrado Profissional em Administração ainda em 2023. O prazo para as inscrições para alunos ingressantes se encerra no próximo dia 1º de maio para início das aulas em 2023.2, ou seja, no segundo semestre deste ano. Conforme o Edital de abertura do processo seletivo, são 20 vagas disponíveis e os candidatos devem possuir diploma de graduação nas áreas detalhadas pelo documento e ter realizado o teste da ANPAD.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração é um programa diferenciado. Com 100% dos docentes doutores, atua na formação de profissionais altamente qualificados, focando no desenvolvimento de pesquisas que atuem diretamente em demandas reais de organizações públicas ou privadas. A oferta das disciplinas do MPA Unifei foi estruturada para possibilitar a participação do aluno sem comprometer sua agenda profissional. Para isso, todas as aulas são concentradas em um único dia da semana.
O ingresso de novos alunos se dá por meio da aprovação dos candidatos em duas etapas. Conforme o edital de abertura, a primeira fase consiste na realização de uma prova de conhecimentos específicos, que é o teste da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Poderá ser utilizado o resultado de qualquer edição válida do Teste ANPAD (Prova de ORIENTAÇÃO ACADÊMICA ou Prova de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL) compreendida entre as edições de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023. O candidato deverá ter a nota geral igual ou superior a 250 pontos em alguma das edições válidas.
Os aprovados nesta Etapa 1 são então avaliados na Etapa 2, que compreende na análise de um Projeto de Pesquisa por uma Comissão Julgadora. Todas as informações sobre elaboração do projeto estão detalhadas no edital. A comissão irá então convocar os candidatos para realizar a defesa do projeto de pesquisa a distância ou presencialmente, em data e horário agendados, dentro do intervalo definido no cronograma deste Edital.
Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa
1. Finanças Aplicadas à Tomada de Decisão: Estuda e avalia o desempenho e o controle financeiro de empresas a partir de dois temas. O primeiro, foca na análise de investimento e de risco abordando temas contemporâneos como aplicação da simulação de Monte Carlo, Opções Reais, Árvore de Decisão e Métricas para gerenciamento de risco. O segundo tema foca no gerenciamento da estrutura de custos de empresas adotando como prisma a agregação de valor em operações, precificação e tomada de decisão.
2. Empreendedorismo e Inovação: O objetivo da linha de pesquisa é estudar as diversas formas de se promover o empreendedorismo e as estruturas organizacionais requeridas para a realização de inovações e desenvolvimento econômico e social. Tem como base a avaliação do papel e a análise da contribuição de diversos agentes (empresa, estado, universidades, instituições de pesquisa, organizações do terceiro setor e etc) para o processo de desenvolvimento em geral e processos de catching up. A linha de pesquisa inclui temas como MPEs, educação empreendedora, empreendedorismo tecnológico, sistemas de arranjos socioprodutivos, sistemas de inovação, gestão da ciência, da tecnologia e da inovação, desenvolvimento regional e território.
3. Sistema de Informação para Apoio a Decisão: Esta linha de pesquisa se propõe a estudar e aplicar a informação como um recurso estratégico da empresa, necessário para o apoio às decisões administrativas. Aspectos relacionados desde a captação dos dados até a disponibilização da informação serão considerados. O objetivo desta linha de pesquisa é o uso de sistemas de informação para apoio à algumas decisões.