Engenharia de Produção

Avaliação ENADE - Nota 5

Sobre o curso


 

O Curso

Um curso de Engenharia de Produção em uma escola que tem tradição na formação de engenheiros consolida ainda mais o sucesso do IEPG / UNIFEI como referência de excelência no ensino. Nosso curso atende a todas as Diretrizes Curriculares, com Projeto Pedagógico moderno e alinhado às tendências e exigências de mercado de trabalho e da pesquisa. Com corpo docente composto exclusivamente por mestres, doutores e pós-doutores, buscamos oferecer a nossos alunos todas as ferramentas e meios para a formação de profissionais capazes de gerir de forma eficiente recursos humanos, tecnológicos, financeiros e materiais.

 

O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção do IEPG / UNIFEI busca aprofundar a teoria oferecida em sala de aula com a prática laboratorial, tendo como um de seus diferenciais também o forte relacionamento com grandes empresas. Assim, nossos alunos têm ainda a oportunidade de vivenciar problemas reais, dentro do mercado de trabalho, através da aplicação de metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL).

 

O perfil do egresso é sintetizado nas oito competências que ele terá a oportunidade de desenvolver ao longo do curso e que serão aperfeiçoadas a partir de sua integração ao mercado de trabalho. 

 

Desde sua criação, o curso vem sendo avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e, em função do seu desempenho, faz parte de um seleto grupo de cursos de excelência, que obtiveram nota 5 nas últimas edições do ENADE. Em função da sua organização pedagógica e das suas infraestrutura física, o curso recebeu, em 2016, do Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG) o selo de qualidade CREA-Minas para as instituições de ensino. Esse selo visa destacar os cursos que formam profissionais mais bem preparados para a demanda nacional.

Projeto Pedagógico

 

O Novo PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção já foi elaborado, como resultado de um amplo estudo realizado pelo Núcleo Docente Estruturante e está, neste momento, sendo analisado pelas instâncias superiores da UNIFEI.

 

Em breve, novidades!

Estrutura Curricular

 

A Estrutura Curricular do curso de Engenharia de Produção apresenta 11 linhas de ensino: Gestão de Operações e Logística, Tecnologia da Fabricação, Qualidade e Produtos, Economia e Finanças, Administração e Empreendedorismo, Engenharia do Trabalho, Mecânica; Matemática, Física e Quimica; Eletricidade e Eletrônica, além de Interlinhas e Projetos Integradores.

 

No processo de ensino-aprendizagem o curso trabalha com metodologias ativas e inovadoras, oferece atividades curriculares e extracurriculares em forma de seminários, projetos em grupos, trabalhos de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, estudos de casos, práticas curriculares de pesquisa e extensão, entre outras atividades com as quais os alunos possam associar teoria e prática, ter uma formação acadêmica completa e atingir um nível profissional de excelência.

Colegiado e Coordenação

 

O Curso de Engenharia de Produção é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Guilherme de Azevedo Mauad e possui também dois órgãos colegiados: o Colegiado do Curso de Engenharia de Produção e o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

 

 

Segundo o Regimento do IEPG, compete à Coordenação do Curso: 

 

 

Convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso, com direito, somente, ao voto de qualidade; representar o Colegiado de Curso, supervisionar o funcionamento do curso, tomar medidas necessárias para a divulgação do curso, participar da elaboração do calendário didático da graduação, participar da Câmara Superior de Graduação, promover reuniões de planejamento do curso, orientar os alunos do curso na matrícula e na organização e seleção de suas atividades curriculares, decidir sobre assuntos da rotina administrativa do curso, propor semestralmente os horários das disciplinas do curso ao Diretor do IEPG, efetivar o ajuste de matrícula dos discentes no período estabelecido no calendário didático da graduação, exercer outras atribuições inerentes ao cargo.

 

 

Colegiado

Compete ao Colegiado: eleger o coordenador de curso, propor nomes para comporem o NDE - que devem ser apreciados pela Assembleia do Instituto; deliberar sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), encaminhando-o à Assembleia para aprovação; promover a implementação do PPC, aprovar alterações nos planos de ensino das disciplinas propostas pelo NDE, elaborar e acompanhar o processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso, estabelecer mecanismos de orientação acadêmica ao corpo discente, criar comissões para assuntos específicos, designar coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio, Mobilidade Acadêmica e Atividades Complementares; analisar e emitir parecer sobre aproveitamento de estudos e adaptações; julgar, em grau de recurso, as decisões do coordenador do curso; decidir ou opinar sobre outras matérias pertinentes ao curso.

 

Presidência do colegiado: Prof. Dr. Luiz Guilherme de Azevedo Mauad

 

ATAS DO COLEGIADO

 

 

Núcleo Docente Estruturante

Compete ao NDE: Elaborar, acompanhar a execução e propor atualizações contínuas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e/ou estrutura curricular e disponibilizá-las ao Colegiado de Curso para deliberação; contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no PPC; indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento
do curso; zelar pelo cumprimento das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação e normas internas da Unifei; propor ações a partir dos resultados obtidos nos processos de avaliação internos e externos.

 

Presidência do NDE: Prof. Dr. Fabiano Leal

 

ATAS DO NDE

Documentos

 

Aqui você encontra os principais documentos ligados ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção:

 

Normas Unifei - Graduação

Regime de Tratamento Excepcional - RTE

 

ATAS do Colegiado do Curso de EPR

ATAS do Núcleo Docente Estruturante do Curso de EPR

Trabalhos e Publicações


Em breve, novidades!

Indicadores


Em breve, novidades!

Nossos Ex-Alunos

 

Em breve, novidades!