Mestrado Profissional em Administração

CONCEITO CAPES: 3

Sobre o curso


O Programa

O Mestrado Profissional em Administração é um programa diferenciado. Com 100% dos docentes doutores, atua na formação de profissionais altamente qualificados, focando no desenvolvimento de pesquisas que atuem diretamente em demandas reais de organizações públicas ou privadas. A oferta das disciplinas do Mestrado Profissional em Administração da Unifei foi estruturada para possibilitar a participação do aluno sem comprometer sua agenda profissional. Para isso, todas as aulas são concentradas somente em um dia da semana!

 

 

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

 

1. FINANÇAS APLICADAS À TOMADA DE DECISÃO:

Estuda e avalia o desempenho e o controle financeiro de empresas a partir de dois temas. O primeiro, foca na análise de investimento e de risco abordando temas contemporâneos como aplicação da simulação de Monte Carlo, Opções Reais, Árvore de Decisão e Métricas para gerenciamento de risco. O segundo tema foca no gerenciamento da estrutura de custos de empresas adotando como prisma a agregação de valor em operações, precificação e tomada de decisão.

 

 

2. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO:

O objetivo da linha de pesquisa é estudar as diversas formas de se promover o empreendedorismo e as estruturas organizacionais requeridas para a realização de inovações e desenvolvimento econômico e social. Tem como base a avaliação do papel e a análise da contribuição de diversos agentes (empresa, estado, universidades, instituições de pesquisa, organizações do terceiro setor e etc) para o processo de desenvolvimento em geral e processos de catching up. A linha de pesquisa inclui temas como MPEs, educação empreendedora, empreendedorismo tecnológico, sistemas de arranjos socioprodutivos, sistemas de inovação, gestão da ciência, da tecnologia e da inovação, desenvolvimento regional e território.

 

 

3. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA APOIO À DECISÃO:

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar e aplicar a informação como um recurso estratégico da empresa, necessário para o apoio às decisões administrativas. Aspectos relacionados desde a captação dos dados até a disponibilização da informação serão considerados. O objetivo desta linha de pesquisa é o uso de sistemas de informação para apoio à algumas decisões.

Estrutura Curricular

 

Para a conclusão do Mestrado, o aluno deverá cumprir um mínimo de 24 créditos em disciplinas, sendo:

– 11 créditos referentes às disciplinas obrigatórias,

– 10 créditos referentes às optativas e

– 3 créditos referentes ao Estudo Dirigido.

 

As disciplinas se organizam em obrigatórias, obrigatória da linha de pesquisa e optativas.

Ao todo o programa possui 3 (três) disciplinas obrigatórias (sendo duas de 4 créditos e 1 de 3 créditos), 1 (uma) disciplina obrigatória por linha de pesquisa de 4 (quatro) créditos. As demais disciplinas optativas possuem 3 (três) créditos cada.

O Estudo Dirigido é uma atividade com duração de 45 horas (3 créditos), programada diretamente com o orientador.

Recomenda-se a realização de 3 disciplinas por semestre do primeiro ano do curso.

Desta forma, o primeiro ano do curso é suficiente para a realização dos créditos exigidos mais o Estudo Dirigido.

 

 

Disciplinas obrigatórias:

– Teoria Geral da Administração (60 horas - 4 créditos)

– Métodos de decisão aplicados à Administração (60 horas - 4 créditos)

– Metodologia de pesquisa (45 horas - 3 créditos)

 

Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa:

– Empreendedorismo e inovação (60 horas; 4 créditos; Obrigatória para a Linha de Pesquisa de Empreendedorismo e Inovação)

– Finanças para gestão e decisão (60 horas; 4 créditos; Obrigatória para a Linha de Pesquisa de Finanças e Controladoria)

– Fundamentos dos sistemas de informação (60 horas; 4 créditos; Obrigatória para a Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação)

 

Disciplinas optativas por linha de pesquisa:

 

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

- Empreendedorismo Tecnológico (45 horas – 3 créditos)

- Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional (45 horas – 3 créditos)

- Empreendedorismo e Negócio de Impacto Socioambiental (45 horas – 3 créditos)

- Tópicos Especiais: Modelo de Negócio (45 horas – 3 créditos)

- Tópicos Especiais: Gestão do Conhecimento e Inovação (45 horas – 3 créditos)

- Tópicos Especiais: Educação Empreendedora e Aprendizagem Ativa (45 horas – 3 créditos)

- Tópicos Especiais: Empreendedorismo e Sustentabilidade (45 horas – 3 créditos)

 

FINANÇAS APLICADAS À TOMADA DE DECISÃO

- Gestão de Custo e Valor em Operações (45 horas – 3 créditos)

- Custos para Precificação e Tomada de Decisão (45 horas – 3 créditos)

- Análise de Investimentos com Risco (45 horas – 3 créditos)

 

SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA APOIO À DECISÃO

- Métodos Quantitativos Aplicados (45 horas – 3 créditos)

- Fundamentos de Inteligência de Negócios (45 horas – 3 créditos)

- Simulação Computacional (45 horas – 3 créditos)

- Logística Empresarial (45 horas – 3 créditos)

- Lean Enterprise (45 horas – 3 créditos)

- Tópicos Especiais: Qualidade da Informação (45 horas – 3 créditos)

- Tópicos Especiais: Introdução à Produção e aos Serviços Enxutos (45 horas – 3 créditos)

- Tópicos Especiais: Gestão de Projetos (45 horas – 3 créditos)

Regulamentos

 

O curso de Mestrado Profissional em Administração (MPA) é regido pela Norma dos Cursos de Pós-graduação da UNIFEI.

A seguir, têm-se uma lista de documentos e normas relativos ao programa de MPA da UNIFEI:

- Regulamento do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Administração;

- Credenciamento no Programa de Mestrado Profissional em Administração;

 

A seguir, têm-se os links das últimas resoluções do Programa:

- Resolução 002/2020 de 30/06/2020 – Matrículas de disciplinas isoladas;

- Resolução 005/2020 de 11/11/2020 – Regulamentação dos requisitos para o exame de proficiência em inglês para o MPA;

Processo Seletivo

 

O processo seletivo acontece no primeiro semestre de cada ano e é composto por duas etapas, detalhadas em edital.

 

 

PRIMEIRA ETAPA

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Teste ANPAD (Prova de ORIENTAÇÃO ACADÊMICA ou Prova de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL). Este teste é oferecido regularmente pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. Mais informações sobre o Teste ANPAD, como conteúdo das provas, datas, locais de aplicação e valores podem ser obtidas no endereço www.anpad.org.br, na guia “Teste da ANPAD”.

 

 

SEGUNDA ETAPA

PROJETO DE PESQUISA: Os candidatos aprovados na Etapa 1 do processo seletivo, serão avaliados na Etapa 2 pelo projeto de pesquisa submetido, cujas orientações para elaboração estão disponíveis nos Editais publicados anualmente. O Projeto de Pesquisa de Dissertação deve conter, no máximo, 10 páginas, em arquivo único. Os projetos de pesquisa serão analisados pela Comissão Julgadora do Processo Seletivo.

 

Ex-alunos e dissertações

 

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) mantem em seu repositório todas as dissertações já defendidas neste programa e em outros programas da universidade. A página para download destas dissertações pode ser encontrada no link a seguir: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui

A relação de dissertações defendidas no programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIFEI, listadas a seguir, encontram-se em ordem do mais atual para o mais antigo.

 

Ano

Nome do Egresso

Título da Dissertação

Orientador

2020

Felipe Rodrigo de Moraes Mendes

Proposta de um data warehouse para apoio à tomada de decisão sobre evasão institucional em uma instituição federal de ensino superior

Fábio Favaretto

2020

Rafaela Souza Lemes

Perfil empreendedor dos alunos: desenvolvimento e aplicação de metodologia de ensino para promover competências empreendedoras

José Gilberto da Silva

2020

Leandro Cavalcante Costa

O pensar e o agir empreendedor: uma proposta de um kit para formação de empreendedores

José Gilberto da Silva

2020

Ederson da Silva Teixeira

Proposta de melhoria da qualidade da informação dos processos de gestão da infraestrutura predial da Unifei

Fábio Favaretto

2020

Ângela Aparecida Palma Faria

Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças

Fábio Favaretto

2019

André Dastre Vilas Boas

Modelagem para avaliação da viabilidade econômica e gerenciamento de riscos em contratos de construção e locação para geração de energia fotovoltaica distribuída na Unifei – Universidade Federal de Itajubá

Edson Oliveira Pamplona

2019

Giuliano Lembo Caterina

Avaliação do Uso da Informação Tempo Padrão nos Processos Decisórios em uma Empresa "Engineer to Order" do Setor Elétrico.

Fabiano Leal

2019

Israel Galhardo

Aplicação dos conceitos de manufatura enxuta em empresa de equipamentos elétricos com tipologia de produção engineer-to-order

José Antonio de Queiroz

2019

Joselaine Sales da Silva Vidigal

Elaboração de um sistema de informação para apoio às decisões orçamentárias e financeiras em uma instituição federal de ensino

Alexandre Ferreira de Pinho

2019

Marcelo Maciel Santos de Melo

Implementação de ferramenta para avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos em empresa de tecnologia

Alexandre Ferreira de Pinho

2019

Michelle Rezende Scodeler

Proposta de melhoria na qualidade da informação do processo de importação de componentes eletrônicos do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí

Fábio Favaretto

2019

Monalisa Aparecida Pereira

Os desafios da venda no mercado fairtrade em uma associação de produtores de cafés especiais.

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

2019

Orlando Araujo Tonholi

Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciais

Alexandre Ferreira de Pinho

2019

Paula Soares de Almeida

Uso integrado da ferramenta bpmn e da gestão de riscos em um processo de uma instituição federal de ensino superio

Fabiano Leal

2019

Suellen de Alcantara Oliveira

Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica

Fábio Favaretto

2019

Vinicius Gomes Marciano

Educação financeira - mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma universidade federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade

André Luiz Medeiros

2018

Alessandra de Oliveira Queiroz

O Perfil Empreendedor de Profissionais Dentistas filiados à Associação Brasileira de Odontologia - Regional Itajubá-MG

José Gilberto da Silva

2018

Christian Gonçalves Tiburzio e Silva

Gerenciamento do espaço público cultural: proposta ao Teatro Municipal de Itajubá-MG.

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

2018

Flávia Fernanda Carvalho Motta Barbieri

A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior.

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

2018

Guido Agnew Bacci

Implantação do Conceito de Manufatura Enxuta em Confecção com Alta Variedade de Produtos e Instabilidade de Demanda

José Antonio de Queiroz

2018

Joana Marins de Andrade Coutinho

Estudo de múltiplos casos sobre a realidade das empresas graduadas pelos programas de incubação: proposta para programa de pós-incubação

Andréa Aparecida da Costa Mineiro

2018

Jussara Gomes Canuto

Análise dos processos de gerenciamento dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Itajubá: um estudo de caso.

Fábio Favaretto

2018

Pedro Alberto Chaib de Sousa Bernardes

Central de seca de café como serviço: análise de viabilidade em uma propriedade rural da Mantiqueira de Minas.

André Luiz Medeiros

2018

Rafael Mendes Moreira

O uso dos conceitos de custo total de propriedade para modelar a decisão de aquisição de matérias-primas em uma indústria cosmética.

Edson Oliveira Pamplona

2017

Brian Mendes Drago

Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa de telecomunicações baseado no BSC.

Célia Ottoboni

2017

César Augusto Villela da Silva

Avaliação dos Resultados de um Sistema de Apoio à Decisão em uma Indústria Aeronáutica com Foco na Qualidade das Informações: Um Estudo de Caso

Alexandre Ferreira de Pinho

2017

Elisa Pereira Murad

Desenvolvimento de métricas para avaliação dos impactos relacionados às ações da Organização não Governamental - Amigos de Itajubá.

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

2017

Jerusa Oliveira Machado

Uma avaliação da qualidade da informação na Gestão de um Instituto Federal, com enfoque nos fatos orçamentários analisados na execução do orçamento.

Fábio Favaretto

2017

José de Lima Medeiros Neto

Desenvolvimento de um Sistema de Inteligência de Negócios para apoio da Gestão Acadêmica.

Fábio Favaretto

2017

Marcela Naves Costa Ribeiro

Mensuração das Práticas de Inovação em Empresas de Base Tecnológica: Um Estudo Multicaso em Incubadoras do Sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba utilizando o Radar da Inovação

Andréa Aparecida da Costa Mineiro

2017

Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira

Gerenciamento Estratégico baseado no Balanced Scorecard aplicado à Organização Esportiva de uma Instituição Pública de Ensino Superior: Um Estudo na Universidade Federal de Itajubá.

Célia Ottoboni

2017

Túlio César Resende de Faria

Mensuração da Inovação em uma Unidade da Administração Pública: Um Estudo de Caso no Laboratório Nacional de Astrofísica.

Célia Ottoboni

2017

Verbênia Mendonça Fernandes Silva Ribeiro

Implementação de práticas de Gestão do Conhecimento em uma unidade de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Célia Ottoboni

2016

Alexandre Kenji Yamane

Sistema de Análise, Seleção e Priorização de projetos de melhoria em uma Empresa do Setor Automotivo

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

2016

Beatriz Johansen Drago

Análise da Eficiência por Envoltória de Dados das Unidades Transmissoras em uma Empresa do setor de Energia Elétrica.

Edson Oliveira Pamplona

2016

Caroline de Miranda Borges

Análise do processo de criação e estruturação do sistema municipal de cultura e a sua influência na economia criativa: um estudo de caso no município de Itajubá - MG.

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

2016

Danilo Santana Moreira

Implantação de Sistema de Informação para Mapeamento de Competências de Engenheiros de uma Empresa Aeronáutica.

Fábio Favaretto

2016

Dorvalino Sandro dos Reis

Uma análise do Deslocamento de Poder após a implantação de um Sistema de Informação (ERP) na Gestão Acadêmica: Estudo de Caso em uma Universidade Pública.

Célia Ottoboni

2016

João Batista Fernandes

Avaliação do Desempenho de Pequenas Organizações de Saúde sem fins lucrativos através da Aplicação do Balanced Scorecard como Ferramenta de Gestão

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

2016

Luciana Mangueira da Silva Sposito

Estudo de Caso para melhoria do processo de tomada de decisão no Laboratório Nacional de Astrofísica: Uma aplicação prática através da Geração de Cenários.

Fábio Favaretto

Produção intelectual

 

Página em construção...

Financiamentos Recebidos

 

O programa de Mestrado Profissional em Administração vem desenvolvendo ações e parcerias estratégicas que permitem viabilizar a sustentabilidade do programa e o alcance de resultados relacionados diretamente ao propósito do programa.

 

Principais financiamentos recebidos:

 

- Edital 53/2014(MPR-00005-14) da FAPEMIG;

- Edital 53/2014(MPR-00005-14) da FAPEMIG;

- Acordo com o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí (D.O.U. Seção 3 N.25 05-02-2018 p.72);

- Acordo com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (D.O.U. Seção 3 Edição 211, 05/11/2020, p. 68).

 

Os docentes do programa MPA também coordenam ou participam de projetos na modalidade: pesquisa, inovação, extensão e interinstitucional com algum tipo de recurso financeiro envolvido.

Impactos do Programa

 

Os principais impactos do programa de Mestrado Profissional em Administração do último quadriênio (2017 a 2020) são listados a seguir:

 

Premiações e menções honrosas recebidas:

- Menção honrosa no Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica 2018 da ANPAD;

- Duas menções honrosas no SemeAD de 2018;

- Menção honrosa no EnANPAD 2019;

- Prêmio ANPET de Produção Acadêmica (2018);

- Melhor artigo da área de Engenharia de Produção (2018);

- Melhor trabalho no Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM 2019);

- Melhor artigo da “XIV International Conference on Business Models”;

- Campeão (2019 e 2020) e 2º lugar em 2018 no desafio global FlexSim Healthcare (Society for Health Systems - SHS dos Estados Unidos).

 

Repercussão da produção intelectual:

- Programa de comunicação e difusão do conhecimento em Economia e Finanças;

- Programação em Rádio Local sobre Educação Financeira;

- Capítulos de livros (Educação financeira nas escolas: a experiência da formação de professores no polo do Estado de Minas Gerais);

- Livros na área de Empreendedorismo e Sustentabilidade em parceria com a Universidade de Taubaté;

- Vídeo para Popularização da Ciência (Hélice Quádrupla e Quíntupla em Parques Tecnológicos Consolidados);

 

Contribuições para o ensino:

- Produção de um Manual com Atividades Pedagógicas para estimular o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras nos Alunos;

- Produção de um kit de implementação “Desafio dos 50 Reais” (foco no pensamento efectual e causal de empreendedores);

- Produção de um ambiente de pesquisa (Data Warehouse) que está disponível para os gestores da instituição reformular as diretrizes da gestão de evasões de alunos de graduação;

- Integração dos discentes da pós-graduação e graduação em projetos especiais (Projeto Semestral da UNIFEI) e na participação de bancas de TFG (Trabalho Final de Graduação);

- Capacitação de 150 professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais a atuarem com o conteúdo de Educação Financeira no Ensino Médio;

- Capacitação de 36 professores da rede municipal de ensino de Minas Gerais a atuarem com o conteúdo de Educação Financeira no Ensino Fundamental;

- Parceria do MPA com o Instituto de Física e Química da UNIFEI no projeto “Meninas Empreendedoras na Química”: desenvolvimento de uma sequência didática para alunos do ensino médio sobre a produção de sabões, detergentes e sabonetes, relacionando com a prática pedagógica interdisciplinar;

 

 

Contribuições para o desenvolvimento local, regional, nacional e cultural:

LOCALMENTE

- Projeto para a tomada de decisões para compra de matérias-primas em uma grande empresa multinacional, que proporcionou reduções de custos significativas;

- Desenvolvimento de sistema de informação para apoio às decisões e monitoramento de custos de produção, com impacto na empresa local e replicado em outras unidades da empresa;

- Desenvolvimento de uma equação para cálculo do tempo padrão baseada em parâmetros do produto e em tempos operacionais de produtos semelhantes;

- Modificações no formulário e processo de registro do prontuário eletrônico do paciente no Hospital Universitário de Itajubá;

 

REGIONALMENTE

- Sistema de informação para gestão de dados orçamentários para o Instituto Federal de São Paulo - Campus Campos do Jordão;

- Ferramenta eletrônica de mensuração do grau de inovação das empresas incubadas;

- Desenvolvimento de ambiente de inteligência de negócios para empresa de bebidas de Poços de Caldas;

- Desenvolvimento de sistema de gestão da informação para empresa de importação de componentes eletrônicos de Santa Rita do Sapucaí;

- Elaboração do projeto do Hospital de Campanha de Itajubá para atendimento dos pacientes de COVID19;

 

NACIONALMENTE

- Projeto sobre Modelagem da Avaliação da Viabilidade Econômica e de Gerenciamento de Riscos em contratos de construção e locação para Geração de Energia Fotovoltaica distribuída na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) foi aceito no MEC para avaliação econômica e instalação de Energia Fotovoltaica nas Universidades Federais, esse projeto gerará grande economia de despesas aos cofres públicos, pois as universidades deixarão de pagar altas contas de energia elétrica;

 

DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL NA REGIÃO

- O MPA tem contribuído efetivamente para Economia Criativa Regional, pois dissertações do MPA proporcionam a geração de produtos técnicos considerados basilares para criação do Sistema Municipal de Cultura (Modelo de Gestão para o Teatro Municipal).