Design
O Curso
O Curso de Design da Universidade Federal de Itajubá deverá formar profissionais que proponham soluções para as questões da sociedade contemporânea, no que tange às novas formatações em seleção de materiais, processos de fabricação e serviços, sem perder de horizonte as interações do design com as dimensões humana, cultural, dos materiais e dos projetos.
Desenvolve produtos físicos, desde eletrônicos e mobiliário até objetos do cotidiano, com foco em funcionalidade e ergonomia.
O design é a ferramenta estratégica que conecta todos os elementos, buscando criar identificação, valor e reconhecimento
a partir da perspectiva do cliente, ao alinhar soluções com suas necessidades e experiências.
Neste sentido seriam finalidades:
Design de Produto
• Permite o desenvolvimento de peças conceituais e singulares, agregando valor ao produto final;
• Desenvolve projetos que reduzem o desperdício de materiais;
• Promove diferenciação entre modelos e gera uma melhor estética;
• Estabelece os materiais que serão utilizados na produção, promove o aumento na qualidade dos produtos e a redução de custo no processo produtivo.
Design de Serviço
• Promove inovação nos processos e um aumento da performance na área produtiva;
• Permite melhoria na gestão administrativa dos empreendimentos do setor.
Design de Comunicação
• Cria modelos de embalagens que valorizam a apresentação dos produtos;
• Desenvolve identidade visual de linhas de produtos, estabelecendo vínculo com consumidores.
• Cria marcas de empreendimentos, permitindo agregar valor e credibilidade aos produtos;
• Permite uma avaliação da gestão de empreendimentos e cria oportunidades de melhoria;
• Agrega valor e qualidade aos serviços oferecidos, além de promover a fidelização de clientes através da experiência.
O mercado de trabalho no design de produtos está cada vez mais voltado para a abordagem centrada nas pessoas. Os designers estão investindo em pesquisa e testes com pessoas para entender suas necessidades, desejos e comportamentos. Indústrias, comércio e prestação de serviços são possibilidades para a área de atuação deste profissional.
Projeto Pedagógico
Perfil Profissional:
O curso de graduação em Design enseja, como perfil desejado do formando, capacitação para a apropriação do pensamento reflexivo e crítico para que o desenvolvimento de projetos que envolvam sistemas de informações visuais, estéticas culturais e tecnológicas, observados o ajustamento histórico, os traços culturais e de desenvolvimento das comunidades. O perfil desejado circunscreve-se à capacidade do aluno produzir projetos e produtos sustentáveis para a resolução de problemas relacionados ao processo de desenvolvimento de soluções adequadas ao homem e ao contexto no qual se encontra.
Adequado às diretrizes da Portaria nº 205, de 22 de junho de 2012, a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2012), o curso de graduação em Design da Unifei busca um perfil profissional que contemple:
I. Capacidade de observar, interpretar, avaliar e propor soluções para responder as necessidades do indivíduo e da sociedade por meio de artefatos (produtos, sistemas e serviços);
II. Compreensão e elaboração do artefato como elemento de mediação e transformação social;
III. Atenção às condições e finalidades do projeto de artefatos incluindo etapasde concepção, desenvolvimento, implementação e impactos;
IV. Domínio para a elaboração de artefato, considerando as características formais, materiais, funcionais e comunicacionais;
V. Capacidade de atuar em equipes multiprofissionais;
VI. Capacidade de planejar e analisar sistemas e processos de produção deartefatos;
VII. Domínio da linguagem da área de conhecimento;
VIII. Domínio dos fundamentos da área de conhecimento para promoção de conexões que permitam ações criativas.
Este profissional deverá possuir ampla e sólida formação teórica e prática, possibilitando-o solucionar problemas de design com foco nas indústrias, comunidades, cooperativas, gerando ideias e soluções para um determinado contexto de uso, elaborando simulações ou prototipagem do serviço, representações gráficas das propostas e especificações.
Competências e Habilidades do Profissional:
As competências/habilidades que constam nas diretrizes curriculares do curso de Design são pontos básicos na formação dos profissionais:
I - capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação;
II - capacidade para o domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções, em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
III – capacidade de interagir com especialistas de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
IV - visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;
V - domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados;
VI - conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, jóias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais;
VII - domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção;
VIII - visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.
Metodologia:
A proposta do curso de Design privilegia a adoção de metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem, vislumbrando uma postura proativa dos discentes, no sentido de resolução de problemas a serem enfrentados no dia a dia, no mundo do trabalho e na vida, mas com posicionamentos reflexivos, críticos, solidários e autônomos que demonstrem as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos no curso. Busca-se o aprimoramento do corpo docente para desenvolvimento e uso de métodos/metodologias inovadoras (BARBOSA e MOURA, 2013), em que reverberam na formação de profissionais à frente do seu tempo e com potencial de intervenções sobre a realidade do lugar, do território, da comunidade e da vida.
Por outro lado, tem-se a aposta de que as inovações no processo de aprendizagem possam trazer superações às atuais limitações imposta pelos modelos mais tradicionais e fortemente vigentes, dentro do intuito de que os movimentos de formação de profissionais para transcender a sala de aula para novos espaços de aprendizagem, adequados as novas gerações de alunos que ingressam no ensino superior na contemporaneidade.
A orientação pedagógica do curso reconhece que o processo de aprendizado dos graduandos é particular e diferenciado em termos de tempo, estilos e formatos. Portanto, o uso de metodologias inovadoras e ativas, por proporcionarem aos alunos participação efetiva no processo mediante a orientação e mediação do professor, atende tais demandas, desenvolvendo autonomia pelas diversas experiências vivenciadas. Considerando a ressignificação desses papéis, tais metodologias são apreciadas e valorizadas no presente PPC pela grande possibilidade para um avançar em sala de aula, envolvendo conteúdos relacionados aos comportamentos e atitudes coerentes com a formação desejada.
Cabe deixar registrado que se tem a prospecção de que a adoção de metodologias inovadoras e ativas possam contribuir para o desencadeamento no aluno, futuro profissional, de práticas autônomas, do espírito empreendedor e criativo, a considerar a realidade das distintas regiões brasileiras em processo de desenvolvimento e diferenciados contextos socioeconômicos, socioculturais e sociopolíticos.
Avaliação do Curso:
Curso autorizado pelo MEC em 2024.
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Estrutura Curricular
Em um cenário onde a economia criativa é cada vez mais relevante e onde o design reconhecidamente participa no conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e criatividade, o curso aponta iniciativas de disciplinas do design com foco na geração de valor econômico com forte base em: conhecimentos (disciplinas básicas que sustentam elementos culturais e com foco na sustentabilidade e equidade social); habilidades técnicas por meio de disciplinas específicas que levam em conta ergonomia, materiais e natureza nos processos de criação; atitudes para lidar com processos criativos (individuais e coletivos) perante a sociedade e o mercado de trabalho. Pretende-se, então, gerar no discente a “noção de competencia para o Design”.
Relacionada à noção de competência revisada e às competências elencadas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Design, ainda não é clara a relação com as dimensões do conhecimento (tácito e explícito). Neste sentido, Medeiros e Naveiro (2002) argumentam que os conhecimentos tácitos e explícitos ficam abertos para o professor e o aluno. Por não ter a conceituação da noção de competência nas diretrizes curriculares, fica aberta a interpretações das faculdades. As dimensões da habilidade (mental e manual) relacionam-se à capacidade criativa e a capacidade para o domínio de linguagem. Esse último, ligado às etapas de criação, pode ser identificado por meio de desenhos manuais, desenhos técnicos e modelagem tridimensional (modelo, mocape, protótipo). Por fim, as dimensões da atitude (intrapessoal e interpessoal) são identificadas pela capacidade de interagir com outros profissionais e o domínio da linguagem. Nesse último, a comunicação seria o compartilhamento de ideias e discussão de estratégias. Também se pode integrar a habilidade manual neste contexto, no qual equipes de projeto devem se comunicar verbalmente ou graficamente para o compartilhamento de ideias.
Disciplinas Obrigatórias
(Em período diurno, a hora aula da UNIFEI corresponde a 55 minutos)
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Colegiado e Coordenação
O Curso de Design é coordenado Pro Tempore pelo Prof. Dr. Adilson da Silva Mello e possui também dois órgãos colegiados: o Colegiado do Curso de Design e o Núcleo Docente Estruturante (NDE).
Segundo o Regimento do IEPG, compete à Coordenação do Curso:
Convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso, com direito, somente, ao voto de qualidade; representar o Colegiado de Curso, supervisionar o funcionamento do curso, tomar medidas necessárias para a divulgação do curso, participar da elaboração do calendário didático da graduação, participar da Câmara Superior de Graduação, promover reuniões de planejamento do curso, orientar os alunos do curso na matrícula e na organização e seleção de suas atividades curriculares, decidir sobre assuntos da rotina administrativa do curso, propor semestralmente os horários das disciplinas do curso ao Diretor do IEPG, efetivar o ajuste de matrícula dos discentes no período estabelecido no calendário didático da graduação, exercer outras atribuições inerentes ao cargo.
Coordenações internas
Em breve, novidades!
Colegiado
Compete ao Colegiado: eleger o coordenador de curso, propor nomes para comporem o NDE - que devem ser apreciados pela Assembleia do Instituto; deliberar sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), encaminhando-o à Assembleia para aprovação; promover a implementação do PPC, aprovar alterações nos planos de ensino das disciplinas propostas pelo NDE, elaborar e acompanhar o processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso, estabelecer mecanismos de orientação acadêmica ao corpo discente, criar comissões para assuntos específicos, designar coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio, Mobilidade Acadêmica e Atividades Complementares; analisar e emitir parecer sobre aproveitamento de estudos e adaptações; julgar, em grau de recurso, as decisões do coordenador do curso; decidir ou opinar sobre outras matérias pertinentes ao curso.
Presidência do Colegiado Pro Tempore: Prof. Dr. Adilson da Silva Mello
ATAS DO COLEGIADO
Núcleo Docente Estruturante
Compete ao NDE: Elaborar, acompanhar a execução e propor atualizações contínuas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e/ou estrutura curricular e disponibilizá-las ao Colegiado de Curso para deliberação; contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no PPC; indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; zelar pelo cumprimento das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação e normas internas da Unifei; propor ações a partir dos resultados obtidos nos processos de avaliação internos e externos.
Presidência do NDE: Em breve, novidades!
ATAS DO NDE
Documentos
Aqui você encontra os principais documentos ligados ao Curso de Graduação em Design:
Portaria de Nomeação dos membros do Colegiado Pro Tempore do Curso de Graduação em Design:
Dados de Acesso: Tipo de Documento: PORTARIA, Número: 2510, Ano: 2024, Data de emissão: 16/12/2024, o Código de verificação: f0c73b6601
ATAS do Colegiado do Curso de Graduação em Design
ATAS do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design
Trabalhos e Publicações
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Nossos Ex-Alunos
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Plano de Ação
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