Engenharia de Produção

Avaliação ENADE - Nota 5

Sobre o curso


 

O Curso

Um curso de Engenharia de Produção em uma escola que tem tradição na formação de engenheiros consolida ainda mais o sucesso do IEPG / UNIFEI como referência de excelência no ensino. Nosso curso atende a todas as Diretrizes Curriculares, com Projeto Pedagógico moderno e alinhado às tendências e exigências de mercado de trabalho e da pesquisa. Com corpo docente composto exclusivamente por mestres, doutores e pós-doutores, buscamos oferecer a nossos alunos todas as ferramentas e meios para a formação de profissionais capazes de gerir de forma eficiente recursos humanos, tecnológicos, financeiros e materiais.

 

O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção do IEPG / UNIFEI busca aprofundar a teoria oferecida em sala de aula com a prática laboratorial, tendo como um de seus diferenciais também o forte relacionamento com grandes empresas. Assim, nossos alunos têm ainda a oportunidade de vivenciar problemas reais, dentro do mercado de trabalho, através da aplicação de metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL).

 

O perfil do egresso é sintetizado nas oito competências que ele terá a oportunidade de desenvolver ao longo do curso e que serão aperfeiçoadas a partir de sua integração ao mercado de trabalho. 

 

Desde sua criação, o curso vem sendo avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e, em função do seu desempenho, faz parte de um seleto grupo de cursos de excelência, que obtiveram nota 5 nas últimas edições do ENADE. Em função da sua organização pedagógica e das suas infraestrutura física, o curso recebeu, em 2016, do Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG) o selo de qualidade CREA-Minas para as instituições de ensino. Esse selo visa destacar os cursos que formam profissionais mais bem preparados para a demanda nacional.

 

 

Formas de ingresso

 

A seleção para as vagas iniciais do curso de Engenharia de Produção do IEPG/ UNIFEI ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Vestibular e Vagas Olímpicas, conforme editais próprios. As possíveis vagas remanescentes são preenchidas por meio de Transferência Externa, Transferência Interna ou portadores de diploma de curso superior.


Todos os editais são divulgados na página da Coordenação de Processos Seletivos – COPS.

Projeto Pedagógico

 

 

O Novo Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção traz o conjunto de diretrizes que norteiam, expressam e orientam seu perfil, organização, estrutura curricular e laboratorial, os objetivos e missão, entre outros, do nosso curso. Este documento foi gerado em um esforço conjunto, norteado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e aprovado pelas diversas instâncias da Universidade. Tudo isto em sintonia com os condicionantes de formação estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

 

Pelo PPC vemos que os cursos do IEPG proporcionam vivências em situações práticas no mercado de trabalho, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes. Destaca-se também a oportunidade de nossos alunos desenvolverem atividades de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, como a participação em projetos, consultorias, concursos, competições, premiações, além de pesquisas técnicas e acadêmicas.

 

Leia aqui nosso Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Produção. 

Ou baixe a versão para download.

Estrutura Curricular

 

A Estrutura Curricular do curso de Engenharia de Produção apresenta 11 linhas de ensino: Gestão de Operações e Logística, Tecnologia da Fabricação, Qualidade e Produtos, Economia e Finanças, Administração e Empreendedorismo, Engenharia do Trabalho, Mecânica; Matemática, Física e Quimica; Eletricidade e Eletrônica, além de Interlinhas e Projetos Integradores.

 

No processo de ensino-aprendizagem o curso trabalha com metodologias ativas e inovadoras, oferece atividades curriculares e extracurriculares em forma de seminários, projetos em grupos, trabalhos de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, estudos de casos, práticas curriculares de pesquisa e extensão, entre outras atividades com as quais os alunos possam associar teoria e prática, ter uma formação acadêmica completa e atingir um nível profissional de excelência.

Colegiado e Coordenação

 

O Curso de Engenharia de Produção é coordenado pelo Prof. Dr. Fabiano Leal, tendo como coordenador adjunto o Prof. Dr. Carlos Eduardo Sanches da Silva, e possui também dois órgãos colegiados: o Colegiado do Curso de Engenharia de Produção e o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

 

 

Segundo o Regimento do IEPG, compete à Coordenação do Curso: 

 

 

Convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso, com direito, somente, ao voto de qualidade; representar o Colegiado de Curso, supervisionar o funcionamento do curso, tomar medidas necessárias para a divulgação do curso, participar da elaboração do calendário didático da graduação, participar da Câmara Superior de Graduação, promover reuniões de planejamento do curso, orientar os alunos do curso na matrícula e na organização e seleção de suas atividades curriculares, decidir sobre assuntos da rotina administrativa do curso, propor semestralmente os horários das disciplinas do curso ao Diretor do IEPG, efetivar o ajuste de matrícula dos discentes no período estabelecido no calendário didático da graduação, exercer outras atribuições inerentes ao cargo.

 

 

Coordenações internas

 

Coordenação de Estágio do Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Profa. Dra. Denise Ransolin Soranso

Coordenador AdjuntoProf. Dr. Fabio Favaretto

 

Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso 

Profa. Dra. Juliana Helena Daroz Gaudêncio

 

Coordenação de Extensão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Prof. Dr. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior

 

Coordenação de Mobilidade Acadêmica do Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Prof. Dr. Moisés Diniz Vassallo

 

 

Colegiado

Compete ao Colegiado: eleger o coordenador de curso, propor nomes para comporem o NDE - que devem ser apreciados pela Assembleia do Instituto; deliberar sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), encaminhando-o à Assembleia para aprovação; promover a implementação do PPC, aprovar alterações nos planos de ensino das disciplinas propostas pelo NDE, elaborar e acompanhar o processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso, estabelecer mecanismos de orientação acadêmica ao corpo discente, criar comissões para assuntos específicos, designar coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio, Mobilidade Acadêmica e Atividades Complementares; analisar e emitir parecer sobre aproveitamento de estudos e adaptações; julgar, em grau de recurso, as decisões do coordenador do curso; decidir ou opinar sobre outras matérias pertinentes ao curso.

 

Presidência do colegiado: Prof. Dr. Fabiano Leal

 

ATAS DO COLEGIADO

 

 

Núcleo Docente Estruturante

Compete ao NDE: Elaborar, acompanhar a execução e propor atualizações contínuas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e/ou estrutura curricular e disponibilizá-las ao Colegiado de Curso para deliberação; contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no PPC; indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; zelar pelo cumprimento das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação e normas internas da Unifei; propor ações a partir dos resultados obtidos nos processos de avaliação internos e externos.

 

Presidência do NDE: Prof. Dr. Fabio Favaretto

 

ATAS DO NDE

 

 

Voltar ao topo

Documentos

 

Aqui você encontra os principais documentos ligados ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção:

 

Renovação de Reconhecimento de curso: Portaria Nº 920, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018

 

Portaria de designação de Coordenador de Curso:

Portaria 606/2024 - Designa coordenação do curso de Engenharia de Produção

Dados de Acesso: Tipo de Documento: PORTARIA, Número: 606, Ano: 2024, Data de emissão: 10/04/2024, o Código de verificação: 8bc95d14f9

 

Portaria 607/2024 - Designa coordenação adjunta do curso de graduação em Engenharia de Produção

Dados de Acesso: Tipo de Documento: PORTARIA, Número: 607, Ano: 2024, Data de emissão: 10/04/2024, o Código de verificação: 05f39c27bf

 

Normas Unifei - Graduação

 

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção

 

ATAS do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção

ATAS do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Produção

Trabalhos e Publicações


Em breve, novidades!

Indicadores

 

Indicador oficial e-MEC 

Nossos Ex-Alunos

 

Em breve, novidades!