Administração

Avaliação ENADE - Nota 5

Sobre o curso


 

O Curso

 

O curso de Administração do IEPG – Unifei, desde 1998, vem se consolidando como referência no campo da educação empreendedora, primando-se por valores como: iniciativa, criatividade, comprometimento, responsabilidade, disciplina e autonomia. Imerso em uma Universidade com alto enfoque tecnológico em seus mais de 20 cursos de engenharia, destaca-se pela vocação para a inovação e a tecnologia. Estes valores estão ancorados no comprometimento com uma postura orientada para a produção de conhecimento transformador, visão humanística, desenvolvimento sustentável, prática do diálogo, preservação de valores éticos e universalidade, e pluralidade de pensamento.

 

O curso oferece ao aluno a possibilidade de uma formação acadêmica completa, focada em atividades práticas, que lhe permitem atingir um nível profissional de excelência. Norteado pelo tripé: teoria, estudo de problemas e prática, o curso de Administração do IEPG proporciona a seus discentes vivências em situações práticas no mundo dos negócios, desenvolvendo competências e atitudes.

 

No âmbito da proposta pedagógica, são oferecidas atividades curriculares e extracurriculares em forma de seminários, projetos em grupos, estudos de casos, visitas técnicas, práticas curriculares de extensão, estágio obrigatório e outras atividades com as quais os alunos possam correr riscos calculados, associando teoria e prática. Evidencia-se nas práticas acadêmicas do curso o uso de metodologias inovadoras de ensino, como o Ensino Baseado em Problemas, Ensino Baseado em Projetos, dentre outras modalidades correlatas.

 

Também se destacam nessas atividades os trabalhos de caráter interdisciplinar e transdisciplinar como consultorias empresariais, criação de empresas e startups, participação em concursos, competições, premiações e realizações de pesquisas técnicas e acadêmicas. Parte da proposta do curso é que uma ênfase à língua inglesa seja dada em diversas fases do curso, facilitando convênios e intercâmbios, além de propiciar ao aluno um melhor posicionamento no mercado.

 

Com professores altamente capacitados, planos de aula modernos e em constante sintonia com o mercado, além do muito esforço e comprometimento de seus discentes, conquistou a nota máxima em todas as avaliações realizadas pelo MEC: nota A nos provões de 2002 e 2003 e nota 5 nos ENADEs de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018.

 

 

Áreas de Concentração

 

O curso de Administração da Unifei oferece uma formação em cinco Áreas de Concentração:

 

Empreendedorismo e Inovação;

 

Marketing e Design;

 

Organizações e Humanidades;

 

Produção;

 

Economia e Finanças.

 

Além disso, contempla disciplinas de formação de base que envolvem conteúdos como inglês, comunicação, direito, matemática e estatística, que complementam a pluralidade do curso e o processo formativo do discente.

 

 

Formas de ingresso

 

A seleção para as vagas iniciais do curso de Administração do IEPG/ UNIFEI ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Vestibular e Vagas Olímpicas, conforme editais próprios. As possíveis vagas remanescentes são preenchidas por meio de Transferência Externa, Transferência Interna ou portadores de diploma de curso superior.


Todos os editais são divulgados na página da Coordenação de Processos Seletivos – COPS.

Projeto Pedagógico

 

O Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Administração traz o conjunto de diretrizes que norteiam, expressam e orientam seu perfil, organização, estrutura curricular e laboratorial, os objetivos e missão, entre outros, do nosso curso. Este documento foi gerado em um esforço conjunto, norteado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e aprovado pelas diversas instâncias da Universidade. Tudo isto em sintonia com os condicionantes de formação estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

 

Pelo PPC vemos que os cursos do IEPG proporcionam vivências em situações práticas no mundo dos negócios, desenvolvendo competências e atitudes. Também a oportunidade de nossos alunos se destacarem em atividades de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, como consultorias empresariais, criação de empresas e startups, participação em concursos, competições, premiações e realizações de pesquisas técnicas e acadêmicas.

 

Leia aqui nosso Projeto Pedagógico do curso de Administração.

Ou baixe a versão para download.

Estrutura Curricular

 

A Estrutura Curricular do Curso de Administração foi elaborada tendo em vista a ampliação das interfaces entre as diferentes áreas de conhecimento, a flexibilização curricular, a realização de atividades em diferentes espaços de aprendizagem, o uso inventivo de novas tecnologias de informação e comunicação, entre outros. O objetivo é oferecer estrutura única e moderna, que ofereça aos nossos alunos a melhor formação, atendendo às necessidades do mercado.

 

Nossas metodologias de ensino são centradas no aluno, baseadas na resolução de problemas de forma crítica, sustentável e socialmente relevante. Buscamos a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e o fortalecimento dos conteúdos teóricos por meio da prática de atividades acadêmicas. Isto se consolida ainda pelo incentivo às atividades com a comunidade externa, por meio de projetos sociais, instituições de ensino básico, organizações não governamentais, negócios inovadores e empresas.

 

Novas metodologias de ensino proporcionam ao aluno formas inovadoras de ensino-aprendizagem, por meio de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, Peer Instruction, sala de aula invertida, dentre outras. Também o aumento da carga horária de aulas práticas e disciplinas em laboratório, auxiliam no desenvolvimento de competências no nosso egresso.

 

 

Matriz curricular

 

Nossa Matriz Curricular considera as cinco áreas de concentração que são diferenciais do Curso de Administração do IEPG UNIFEI: Empreendedorismo e Inovação, Marketing e Design, Organizações e Humanidades, Produção e Economia e Finanças. Também são contempladas disciplinas consideradas de formação de base, como Direito, Línguas, Matemática Aplicada, dentre outras. Essas Áreas de Concentração permitem evidenciar a flexibilidade da matriz curricular, em que o aluno pode optar por disciplinas que considere mais adequadas ao seu perfil, já a partir do 3º semestre do curso.

 

 

Para conhecer nossa grade curricular completa, acesse aqui.

Colegiado e Coordenação

 

O Curso de Administração é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Guilherme Azevedo Mauad, tendo como coordenador adjunto o Prof. Dr. Victor Eduardo de Mello Valério, e possui também dois órgãos colegiados: o Colegiado do Curso de Administração e o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

 

 

Segundo o Regimento do IEPG, compete à Coordenação do Curso: 

 

 

Convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso, com direito, somente, ao voto de qualidade; representar o Colegiado de Curso, supervisionar o funcionamento do curso, tomar medidas necessárias para a divulgação do curso, participar da elaboração do calendário didático da graduação, participar da Câmara Superior de Graduação, promover reuniões de planejamento do curso, orientar os alunos do curso na matrícula e na organização e seleção de suas atividades curriculares, decidir sobre assuntos da rotina administrativa do curso, propor semestralmente os horários das disciplinas do curso ao Diretor do IEPG, efetivar o ajuste de matrícula dos discentes no período estabelecido no calendário didático da graduação, exercer outras atribuições inerentes ao cargo.

 

 

Coordenações internas

 

Coordenação de Estágio do Curso de Graduação em Administração

Profa. Dra. Jeniffer de Nadae  

                                         

Coordenação de Orientação Acadêmica do Curso de Graduação em Administração

Profa. Dra. Isabel Cristina da Silva Arantes 

 

Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso - Projeto Startup do Curso de Graduação em Administração

Profa. Dra. Andréa Aparecida da Costa Mineiro

 

Coordenação de Mobilidade Acadêmica do Curso de Graduação em Administração

Prof. Dr. Moisés Diniz Vassallo

 

 

Colegiado

Compete ao Colegiado: eleger o coordenador de curso, propor nomes para comporem o NDE - que devem ser apreciados pela Assembleia do Instituto; deliberar sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), encaminhando-o à Assembleia para aprovação; promover a implementação do PPC, aprovar alterações nos planos de ensino das disciplinas propostas pelo NDE, elaborar e acompanhar o processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso, estabelecer mecanismos de orientação acadêmica ao corpo discente, criar comissões para assuntos específicos, designar coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio, Mobilidade Acadêmica e Atividades Complementares; analisar e emitir parecer sobre aproveitamento de estudos e adaptações; julgar, em grau de recurso, as decisões do coordenador do curso; decidir ou opinar sobre outras matérias pertinentes ao curso.

 

Presidência do colegiado: Prof. Dr. Luiz Guilherme Azevedo Mauad

 

ATAS DO COLEGIADO

 

 

Núcleo Docente Estruturante

Compete ao NDE: Elaborar, acompanhar a execução e propor atualizações contínuas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e/ou estrutura curricular e disponibilizá-las ao Colegiado de Curso para deliberação; contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no PPC; indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento
do curso; zelar pelo cumprimento das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação e normas internas da Unifei; propor ações a partir dos resultados obtidos nos processos de avaliação internos e externos.

 

Presidência do NDE: Profa. Dra. Valéria Fonseca Leite

 

ATAS DO NDE

 

Em breve, novidades!

Indicadores

 

Indicadores oficiais e-MEC

Em breve, novidades!