Atividades de Pesquisa do IEPG

A pesquisa tem papel fundamental no meio acadêmico e consolida a excelência dos programas e cursos oferecidos e gerenciados pelo IEPG. Afinal, mais de 90% de nosso corpo docente possui Doutorado, além de centenas de publicações e projetos desenvolvidos nas diversas áreas de atuação englobadas pela Engenharia de Produção e Administração.

O IEPG é responsável pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, que oferece cursos, stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado (CAPES, conceito 5). Também, o Mestrado Profissional em Administração (CAPES, conceito 3) e o Programa Interdisciplinar Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (CAPES, conceito 4).

A pesquisa

Avanço do conhecimento: A pesquisa acadêmica tem como objetivo principal contribuir para o avanço do conhecimento em diversas áreas. Por meio da investigação sistemática, os pesquisadores buscam descobrir novas informações, explorar conceitos e teorias, e gerar insights inovadores. A pesquisa promove a expansão do conhecimento humano e impulsiona o progresso científico, tecnológico, social e cultural.

Desenvolvimento da sociedade: A pesquisa universitária desempenha um papel crucial no desenvolvimento da sociedade. As descobertas e inovações resultantes da pesquisa podem ter um impacto significativo em várias áreas, como saúde, energia, meio ambiente, economia, educação, entre outras. Através da pesquisa, é possível desenvolver soluções para problemas complexos, melhorar a qualidade de vida das pessoas e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

Formação de estudantes: A pesquisa oferece aos estudantes universitários a oportunidade de se envolverem em projetos de investigação e desenvolverem habilidades essenciais. Ao participarem ativamente da pesquisa, os estudantes aprimoram suas habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas, análise de dados e comunicação. A pesquisa também promove a interdisciplinaridade, permitindo que os estudantes explorem diferentes campos de conhecimento e ampliem sua visão acadêmica.

Fomento à inovação: A pesquisa nas universidades é um importante motor de inovação. As descobertas e os insights gerados pela pesquisa podem ser aplicados na criação de novos produtos, processos e serviços. Através da pesquisa, são desenvolvidas tecnologias inovadoras, terapias médicas avançadas, métodos de produção mais eficientes, entre outras contribuições. A pesquisa acadêmica estimula a criatividade e a capacidade de resolver problemas, impulsionando a inovação em diversos setores.

Prestígio e reputação: A pesquisa de qualidade contribui para o prestígio e a reputação da universidade. Instituições renomadas são reconhecidas pela excelência de sua pesquisa e pelos impactos positivos que ela gera. A reputação de uma universidade pode influenciar na captação de recursos, na atração de estudantes talentosos e no estabelecimento de parcerias com outras instituições acadêmicas, governamentais e empresariais.

Em resumo, a pesquisa desempenha um papel crucial nas universidades, impulsionando o avanço do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, formando estudantes e fomentando a inovação. A pesquisa é uma atividade fundamental que fortalece a missão acadêmica das universidades e seu impacto na sociedade como um todo.

Aguarde novidades!