Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
CONCEITO CAPES: 4
Sobre o curso
Tipo:
Período:
Coordenadora:
Duração:
Mínima - 360 horas
Modalidade:
Contato:
dtecs.pg@unifei.edu.br
(35) 3629-1290
(35) 3629-1738
O Programa
O programa de pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG - DTECS) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) tem como característica o desenvolvimento de pesquisas com caráter interdisciplinar. Tem o objetivo de contribuir para a formação de pesquisadores e profissionais com competências interdisciplinares para lidar com problemas complexos em benefício da sociedade.
Nele, são propostos intercâmbios e trocas de experiências para a realização de estudos interdisciplinares que contribuam à compreensão dos problemas característicos de processos de desenvolvimento, com a finalidade de produzir reflexões políticas, socioculturais e econômicas, públicas ou privadas em função das contingências da atualidade mundial.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade foi recomendado pela CAPES em 2011 e fundado na Universidade Federal de Itajubá em 2012, completando 10 anos de atividades em 2022.
Áreas de concentração do PPG –DTECS:
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Linhas de Pesquisa do PPG –DTECS:
- Desenvolvimento e Sociedade
- Desenvolvimento e Tecnologias
Estrutura Curricular
A Estrutura Curricular do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade contém as seguintes disciplinas obrigatórias e optativas:
Área de Concentração (Comum a todas as áreas): |
ACOMPDDTS01/02/03/04 - Acompanhamento do Plano de Dissertações - 1h cada |
PROFLINDTS - Proficiência em Língua Estrangeira ESTRANGEIRA - 0h |
EDOCEMESDTS - Estágio em Docência - 45H - 1h |
Área de Concentração (Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) |
Disciplinas obrigatórias |
DTS100 - Qualificação - 1h |
DTS101 - Metologia da Pesquisa - 60h |
DTS102 - Tendências do Desenvolvimento - 60h |
DTS103 - Tecnologias: Contextos e Dimensões Sociais - 60h |
Disciplinas optativas |
DTS204 - Organizações Socioprodutivas e Território - 45h |
DTS205 - Estado: Políticas Sociais e Públicas - 45h |
DTS206 - Educação, Saúde e Trabalho - 45h |
DTS207 - Organização Urbana e Sustentabilidade - 45h |
DTS208 - Mobilidade Urbana Sustentável - 45h |
DTS209 - Poder Local e Desenvolvimento - 45h |
DTS210 - Ética e Desenvolvimento Econômico - 45h |
DTS211 - Trabalho e Movimentos Sociais - 45h |
DTS212 - Desenvolvimento e Cultura - 45h |
DTS213 - Gestão da Informação para a Inovação - 45h |
DTS214 - Determinantes Sociais da Saúde - 30h |
DTS215 - Práticas Interdisciplinares, Científicas e Sociedade -45h |
DTS216 - Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - 45h |
DTS217 - Discussões sobre o Uso TICS na Sociedade - 45h |
DTS218 - Transportes e Desenvolvimento Sustentável - 45h |
DTS219 - Corpo, Cidades e Tecnologias - 45h |
DTS220 - Análise de Decisão com Enfoque Multicritério - 45h |
DTS221 - Comunicação Científica: Produção e Expressão do Conhecimento Científico - 45h |
DTS222 - Ergonomia e Ergologia: Propedêuticas a partir da atividade de Trabalho - 45h |
DTS223 - Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável - 45h |
DTS224 - Comunicação Científica II - 45h |
DTS225 - Instrumentos de Pesquisa em Ciências Sociais - 45h |
DTS227 - Ciência, Tecnologia e Gênero - 15h |
DTS312 - Tópicos Especiais: Epidemiologia Social - 30h |
DTS313 - Tópicos Especiais I: Projeto de Pesquisa - 30h |
DTS314 - Tópicos Especiais II: Epistemologia e Interdisciplinaridade - 30h |
DTS315 - Tópicos Especiais III: Relatos de Pesquisa - 30h |
Regulamentos
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade é regido pela Norma dos Cursos de Pós-graduação da Unifei e demais atos normativos correlatos.
Processo Seletivo
O processo seletivo do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade é realizado uma vez por ano, entre os meses de setembro e outubro. A seleção para o mestrado ocorre em duas etapas:
Na primeira etapa é realizada uma prova escrita e o candidato deve demostrar conhecimentos na área interdisciplinar que envolve os três pilares do PPG – Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Esta primeira fase é eliminatória. A segunda consta da avaliação do projeto de pesquisa do candidato.
Informações sobre número de vagas, bolsas de estudo, áreas de concentração e linhas de pesquisa, documentação necessária para a inscrição, avaliação do Projeto de Pesquisa, dentre outras, podem ser encontradas nos Editais de Seleção para o Mestrado. Os editais do Mestrado - DTECS podem ser encontrados o site da PRPPG – UNIFEI, clicando aqui:
Corpo Docente
Linha 1: Desenvolvimento e Sociedade |
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Docente |
Vínculo |
Instituição |
Área de atuação/ Experiência |
Permanente |
IEPG - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Sociologia e Antropologia, com ênfase às questões da cultura |
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Permanente |
IRN - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Projetos arquitetônicos sustentáveis, qualidade e conforto ambiental, planejamento urbano e ambiental |
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Permanente |
ICPA - UNIFEI - ITABIRA |
Ergonomia; Saúde pública e do trabalhador; Ergologia; LER/DORT; Gestão de riscos no trabalho e previdência social |
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Permanente |
IFQ - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento e Inclusão |
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Colaborador |
ICPA - UNIFEI - ITABIRA |
Pessoa com deficiência e mercado de trabalho, saúde do trabalhador, ergonomia, ergologia, movimento humano |
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Permanente |
IRN - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador |
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Permanente |
IRN - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Meteorologia Física e Mudanças Climáticas: Radiação ultravioleta, expossoma e saúde humana (câncer de pele, produção de vitamina D, conscientização e prevenção). |
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Permanente |
IFQ - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Educação, Saúde e Trabalho |
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Permanente |
IEPG - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Economia Solidária; Desenvolvimento rural |
Linha 2: Desenvolvimento e Tecnologias |
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Docente |
Vínculo |
Instituição |
Área de atuação/ Experiência |
Permanente |
IEPG - UNIFEI - ITAJUBÁ |
CTS; Sociologia da Tecnologia; Ciências Sociais; Materiais e análise sociotécnica |
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Permanente |
IESTI - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Eletrônica Analógica, Instrumentação Biomédica, Metodologia Científica e Usabilidade |
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Permanente |
ISEE - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Cidades inteligentes, Sistemas elétricos, Sistemas de transmissão e distribuição |
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Colaboradora |
IEPG - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Ergonomia Florestal, Segurança no trabalho, Análises de risco em ambientes de trabalho, Tecnologia e realidade virtual |
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Colaboradora |
UNICAMP - CAMPINAS |
Transporte e Sustentabilidade; Impactos ambientais dos transportes |
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Permanente |
IEPG - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Gestão para a Sustentabilidade: gestão de resíduos, logística reversa e economia circular; Administração de empresas e agronegócios. |
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Permanente |
IEM - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Construções sustentáveis; Metamateriais; Dinâmica das estruturas e Biomecânica |
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Permanente |
IEPG - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Planejamento e Organização dos Sistemas de Transportes; Mobilidade Urbana Sustentável; Análise de decisão |
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Permanente |
IEM - UNIFEI - ITAJUBÁ |
Tecnologias e Materiais sustentáveis; Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, compósitos a base de fibras naturais, metalurgia do pó. |
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Colaborador |
FATEC -Guaratinguetá |
Desenho Industrial, Engenharia de Produção e Materiais, com ênfase em Design e Materiais |
Ex-alunos e Dissertações
A UNIFEI mantém em seu repositório todas as dissertações e teses já defendidas neste programa e em outros programas da universidade. A página para download destas teses e dissertações pode ser encontrada no link a seguir: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui
A relação de teses e dissertações defendidas no Programa de Mestrado Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade estão listadas a seguir, em ordem do mais atual para o mais antigo.
Dissertações
Ano |
Orientador |
Nome do Egresso |
Título da Dissertação |
2023 |
Desenvolvimento, Educação e Participação Democrática: Um estudo das escolas do Legislativo da Região Geográfica imediata de Itajubá-MG |
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2023 |
Relações étnico-raciais, desenvolvimento e educação: o ensino de História e Cultura Afro-brasileira como tentativa de desnaturalização da existência do racismo estrutural |
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2023 |
Violência doméstica e a perspectiva masculina: Tecnologias disponíveis e possíveis |
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2023 |
Democracia, participação popular e desenvolvimento: Os mandatos coletivos nas câmaras municipais |
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2023 |
Índice de eficiência energética de mobilidade urbana - IEEMU: uma abordagem multicritério e multidisciplinar |
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2023 |
Ação dos conselhos municipais do direito da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá: Desafios e possibilidades |
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2023 |
Planejamento urbano e a pavimentação asfáltica em município de pequeno porte: Estudo de caso em Inconfidentes-MG |
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2023 |
Desenvolvimento, periurbanização e o planejamento de cidades: Reflexões críticas no encontro entre área rural e urbana, estudo de caso do município de Campo do Meio-MG |
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2023 |
A proteção de dados a partir dos aplicativos de mobilidade urbana em São Lourenço-MG |
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2023 |
Desenvolvimento e sociedade: A cartografia do consumo no município de Atibaia-SP – Entre o espaço público e privado |
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2023 |
O processo de institucionalização das políticas públicas inclusivas no campo da saúde coletiva a propostas direcionadas às pessoas com deficiências |
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2023 |
Transporte e desenvolvimento: caminhabilidade e padrões de viagens de trabalhadores do arranjo produtivo local de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí-MG |
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2023 |
Design e café: Um mapeamento sobre a capacidade da reutilização de resíduos da cafeicultura em Conceição das Pedras, Minas Gerais, Brasil |
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2023 |
Cultura, desenvolvimento e tecnologia: Construção e design de tambores e suas redes |
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2023 |
Da prescrição à construção de competências profissionais: O trabalho invisível dos enfermeiros do centro cirúrgico de um hospital do interior de Minas Gerais |
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2022 |
Mulheres, crochê e desenvolvimento local: Um olhar para a sustentabilidade da vida |
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2022 |
Território Interseccional: O direito à cidade a partir da perspectiva de gênero e raça |
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2022 |
Conflito territorial: O aspecto produtivo como indicador do acesso a terra no Quilombo do Indaiá-MG |
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2022 |
Cidade Polifônica [em] Narrativas Urbanas: A relação afetiva com o espaço público [pelas] intervenções artísticas entre percepções luso-brasileiras |
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2022 |
A interdisciplinaridade do design e território para revalorizar, repensar e ressignificar um artefato tradicional da terra caipira paulista |
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2022 |
O impacto e dimensão social da utilização de geração distribuída de energias renováveis nos postos de saúde de Itajubá |
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2022 |
‘A gente cuida da terra e a terra cuida da gente’: Uma análise sobre o coletivo de mulheres raízes da terra do Quilombo Campo Grande |
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2022 |
Gestão de resíduos sólidos gerados pelo turismo em parques nacionais: Análise comparativa entre Brasil e Canadá |
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2022 |
As (im)possibilidades de gestão da saúde e segurança na atividade assistencial ao paciente em sofrimento psíquico no CAPS |
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2022 |
Desenvolvimento e medicina popular: os saberes e fazeres das benzedeiras, curandeiras e parteiras na produção da economia do cuidado |
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2022 |
Habitação de interesse social sustentável: Um modelo de avaliação do ambiente construído |
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2022 |
Catadores de materiais recicláveis e os riscos à saúde no exercício invisível de sua profissão |
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2022 |
A organização do trabalho e os seus impactos na saúde dos servidores de uma Instituição de Ensino |
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2022 |
Entre Tramas e Fios: As controvérsias das transformações de significados e usos da lã de carneiro na Serra da Mantiqueira |
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2022 |
Artesanato, engenharia e enfoque CTS: Reconstruindo a complexidade sociotécnica de uma associação de artesãos pela perspectiva ator-rede |
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2021 |
Ergologia, saúde e trabalho: uma revisão integrativa com ênfase nos centros de atenção psicossocial |
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2021 |
O programa Bolsa Família no âmbito municipal: um diagnóstico socioassistencial da perspectiva educacional e de renda com o agravamento da pandemia de Covid 19 |
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2021 |
As intersecções entre desenvolvimento, autoritarismo e democracia no Brasil contemporâneo (2013-2019) |
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2021 |
Envelhe(ser) entre linhas e afetos: Uma análise dos saberes-fazeres de mulheres bordadeiras |
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2021 |
Políticas de gestão de unidades de conservação e planos de manejo: comparação entre Brasil e Paraguai |
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2021 |
Contribuição das Instituições Federais de Ensino Superior do Extremo Sul de Minas Gerais para o fortalecimento da gestão de Unidades de Conservação |
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2021 |
Envelhecer no lugar e caminhabilidade: as cidades são preparadas para a velhice? - uma revisão sistemática |
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2021 |
Desenvolvimento, cultura e território: o doce pé-de-moleque em Piranguinho/MG - entre os saberes e o artefato |
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2021 |
Segregação socioespacial e acessibilidade em Itajubá/MG: uma contribuição para residentes de Habitação de Interesse Social |
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2021 |
Desenvolvimento social, educação e cotas étnico-raciais: Os embates entre os atores sociais e governamentais na Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal (STF-2010) |
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2021 |
Gestão dos resíduos sólidos, interação territorial e participação popular em um bairro rural no município de Delfim Moreira-MG |
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2021 |
A profissionalização da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá |
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2021 |
As flores do bairro rural Peroba do município de Itajubá (MG) falam sobre experiências vividas em projetos de extensão |
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2021 |
Interdisciplinaridade e a cadeia produtiva da reciclagem: uma análise a partir de uma associação de catadoras e catadores de materiais recicláveis |
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2021 |
Ficção científica e progresso tecnológico: uma análise de distopias climáticas do século XX |
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2021 |
Avaliação qualitativa do uso tijolos de solocimento com incorporação dos resíduos de vidro produzidos no município de Itajubá/MG |
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2021 |
Licença Social para Operar: Estudo de caso em uma Pequena Central Hidrelétrica |
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2021 |
Aplicação de recomendações de acessibilidade digital na web no site www.uai-online.com: em busca da redução das barreiras de acesso para pessoas com deficiência |
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2020 |
Desenvolvimento regional e tecnologia: um estudo sobre a relação entre o arranjo produtivo local e os incentivos fiscais e financeiros do município de Santa Rita do Sapucaí - o “Vale da Eletrônica” |
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2020 |
A ouvidoria pública universitária e o desenvolvimento institucional: análise de quatro instituições |
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2020 |
O programa “cidade criativa, cidade feliz” como um microdispositivo comunicacional da cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG |
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2020 |
Desenvolvimento, Educação e a Política de Cotas: Contribuições e Impasses da Ação Afirmativa na Compreensão dos Estudantes Cotistas de uma Universidade no Sul de Minas Gerais |
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2020 |
Desenvolvimento, gestão social e racionalidade comunicativa habermasiana: uma relação teórico-prática |
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2020 |
As Estratégias De Geração De Renda Na Comunidade Da Serra Negra: Um Estudo Sobre Cultura e Desenvolvimento Local |
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2020 |
Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social |
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2020 |
Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, Política de Inovação e a Teoria de Andrew Feenberg |
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2020 |
Terra e Herança: uso, posse e desenvolvimento num bairro rural do sul de Minas Gerais |
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2020 |
Bordando um mapa afetivo do lugar um estudo sobre cultura e desenvolvimento no bairro São Geraldo em Pouso Alegre/MG |
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2020 |
A representação social do discurso dos atores envolvidos no combate ao trabalho escravo contemporâneo |
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2020 |
Análise de diretrizes de desenvolvimento no plano diretor municipal de Itajubá-MG |
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2020 |
Desenvolvimento rural e saúde do trabalhador: hábitos alimentares de produtores agroecológicos |
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2020 |
Controle social sob a ótica constitucional e os sistemas de vigilância na prevenção e elucidação de delitos |
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2019 |
Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais |
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2019 |
Fragmentação da Terra no município de Piranguinho: ameaças à agricultura familiar |
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2019 |
Obesidade: estudo sobre os determinantes sociais em um município do Sul de Minas |
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2019 |
Em meio a extensão universitária, desenvolvimento socioeconômico e empreendimentos solidários a incubadora tecnológica de cooperativas populares da universidade federal de Itajubá |
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2019 |
Entre mulheres, associações e economias no Sul de Minas Gerais |
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2019 |
A pessoa com deficiência e o mercado de trabalho: um estudo na microrregião de Itajubá-MG |
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2019 |
Qualidade do sistema de transporte público: um modelo interdisciplinar de avaliação multicritério aplicado em Itajubá, MG |
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2019 |
Tecnologia Assistiva e as contribuições para a permanência da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho de uma Instituição Federal de Ensino Superior |
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2019 |
As redes da viola caipira artesanal de um Luthier do Sul de Minas Gerais |
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2019 |
Morfologia urbana e suas vivências: Estudo de caso sobre uma nova centralidade urbana em Itajubá/MG |
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2019 |
Interdisciplinaridade no estudo de artefatos cerâmicos com a técnica de Raku na cidade de Cunha/São Paulo |
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2019 |
Cartografia das mobilizações das Jornadas de Junho de 2013: As tecnologias das redes digitais sociais no engajamento das subjetividades |
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2019 |
Desenvolvimento e Políticas Públicas: aspectos da relação entre cultura e tecnologia no sul de Minas Gerais |
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2019 |
Interação Dialógica nas ações de Extensão Universitária na Temática Meio Ambiente |
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2019 |
A influência das dimensões sociais no processo de aceitação e acesso à tecnologia: Um estudo de usabilidade de um aplicativo para segurança colaborativa |
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2019 |
Uma análise da comunicação comunitária em duas Associações de Itajubá MG através do uso das TICs como ferramenta de comunicação |
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2018 |
Prazer e Sofrimento no Trabalho de Servidores de Uma Instituição Federal de Ensino Superior |
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2018 |
Desenvolvimento e Cultura: Implicações das Políticas Culturais Públicas na Dimensão Socioprodutiva da Microrregião de Itajubá (MG) |
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2018 |
Qualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia |
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2018 |
Como se alimentar de controvérsias: rastreando conexões pela perspectiva do design e artesanato de São Bento do Sapucaí – SP |
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2018 |
Viver próximo a uma rodovia: percepções sobre ruído urbano e suas implicações |
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2018 |
Processo de Constituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: A influência dos Atores Sociais |
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2018 |
Desenvolvimento rural e políticas públicas: desafios e possibilidades do PNAE em região atingida pela mineração |
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2018 |
A mineração da Pedra São Tomé em São Thomé das Letras – MG: Um estudo etnográfico sobre saúde coletiva e justiça ambiental |
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2018 |
Plano Viver sem Limite e Reabilitação Auditiva: Um estudo na Microrregião de Itajubá |
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2018 |
Análise comparativa da apropriação de técnicas participativas pelos conselhos gestores de Unidades de Conservação das APAs Marinha Litoral Norte/SP e Serra da Mantiqueira/MG |
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2018 |
Percepção social em relação aos trabalhadores da coleta e seleção de materiais recicláveis |
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2017 |
Dimensões locais do desenvolvimento: Elementos para se pensar a Cidade de Itajubá, MG |
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2017 |
Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas |
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2017 |
Design e Interdisciplinaridade: Engenharia aliada a abordagem sociotécnica para desenvolvimento de um novo Compósito de Gesso e Terra de Diatomáceas |
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2017 |
A saúde do trabalhador e da trabalhadora do campo sob a perspectiva da Agroecologia e do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC – Sul de Minas): Um estudo de caso sobre o núcleo RAMA |
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2017 |
Quando o tempo ruge e a Sapucaí é longe: desenvolvimento e cultura “em enredo” no samba carioca |
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2017 |
Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) |
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2017 |
Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior? |
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2017 |
O surdo e o direito ao trabalho: para além do acesso |
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2017 |
Design e materiais sob uma Perspectiva Sociotécnica: Estudo para a aplicação de um Compósito de Gesso com cascas de arroz em artefatos como Tecnologia Social |
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2017 |
Atendimento dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: análise comparativa entre Prefeituras Municipais e Empresas Automotivas |
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2017 |
Comunidades rurais tradicionais atingidas pelo projeto de mineração Minas-Rio: Afinal, desenvolvimento para quem? |
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2017 |
Teoria Ator-Rede, Design de Ambientes e Feira de Artesanato: Ambientes da Feira de Artesanato da Associação Artes da Terra em Itajubá/MG |
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2017 |
Rastreando artefatos artesanais em um Município do Sul de Minas Gerais |
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2017 |
Políticas públicas e as práticas de priorização de Projetos de Mobilidade Urbana com vista ao Desenvolvimento Sustentável |
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2016 |
Proposta de procedimento para elaboração de Roteiro Turístico Temático: os atrativos do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas |
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2016 |
Institutos Federais e Desenvolvimento Local: O IFSULDEMINAS – Campus Machado – como expressão dos limites e possibilidades da Educação Profissional e Tecnológica na sociedade brasileira contemporânea |
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2016 |
(Re)normalizações e usos de SI no trabalho: Estudo de Caso em uma Indústria Metal-Mecânica |
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2016 |
Consórcios Intermunicipais de Saúde: Uma análise do sistema de arranjo e cooperação dos municípios da microrregião de Itajubá |
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2016 |
Análise da importância da capacitação e formação básica dos gestores na utilização de um sistema de apoio à decisão: um estudo de caso múltiplo |
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2016 |
Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio |
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2016 |
Política Nacional de Educação Ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino |
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2016 |
Experiências de participação da Universidade Federal de Itajubá nas políticas públicas de resíduos sólidos urbanos |
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2016 |
Os produtores rurais e a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os morangueiros do município de Pouso Alegre |
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2016 |
Desenvolvimento e Políticas Públicas: A ressocialização de recuperandos em uma Unidade Prisional do Sul de Minas Gerais |
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2016 |
Desenvolvimento e Sociedade: Educação Inclusiva na Educação Superior, entre a teoria e a prática na Universidade Federal de Itajubá |
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2016 |
Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização |
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2016 |
Uma Análise sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Iniciação Científica no curso de Engenharia de Produção da Unifei |
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2016 |
Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação de Engenheiros Agrônomos: uma análise da iniciação científica |
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2016 |
Segregação Espacial e Acessibilidade: Uma contribuição para o Desenvolvimento Sustentável em Campos do Jordão-SP |
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2016 |
Tecnologias e Desenvolvimento: As TIC no âmbito do Ensino Fundamental |
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2016 |
Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais |
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2016 |
Entre atos, Rastros e Marcas: Cartografias e Controvérsias sobre Design e Artesanato |
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2016 |
Design, Teoria Ator-rede e Artesanato: Estudo da inserção de designers em um contexto artesanal utilizando a Cartografia de Controvérsias |
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2016 |
Análise da Eficiência dos Processos de Compras Públicas: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Itajubá |
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2015 |
Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software |
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2015 |
Avaliação Multicritério da acessibilidade de propriedades rurais familiares com uso de SIG: Uma contribuição para o desenvolvimento do território |
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2015 |
A análise do processo de organização do grupo “Direto da Roça”: estudo de caso em uma organização socioprodutiva no município de Itajubá-MG |
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2015 |
Desenvolvimento local: alternativas para geração de renda e preservação ambiental em pequenas propriedades rurais |
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2015 |
Análise dos Capitais Intangíveis no Processo de Desenvolvimento da Incubadora de Base Tecnológica: O Caso da Incubadora de Base Tecnológica de Itajubá – MG |
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2015 |
Saúde do trabalhador: Um estudo dos trabalhadores técnico-administrativos do sexo masculino da Universidade Federal de Itajubá |
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2015 |
Desafios enfrentados pela incubadora tecnológica de cooperativas populares da Universidade Federal de Itajubá – INTECOOP UNIFEI: Um estudo de caso |
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2015 |
Acessibilidade pela perspectiva da pessoa com mobilidade reduzida |
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2015 |
Pensar além do PIB: Mensuração da felicidade no Município de Lorena/SP (2014) |
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2015 |
Desenvolvimento local e sustentabilidade: O caso de Piranguinho – MG |
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2015 |
Cotidiano e saúde (s): Estudo Etnográfico dos usuários do SUS em um Município do Sul de Minas |
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2015 |
Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos |
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2015 |
O Contexto das relações entre turismo e trabalho local na cidade de Delfim Moreira – MG |
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2015 |
Do findar de uma carreira à velhice inativa: Uma distância a percorrer ou o “fim da linha”? |
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2015 |
Tecnologias Sociais e Interdisciplinaridade na Produção Artesã: Afetações e Artefatos em Estudos Sociotécnicos, Design e Engenharia de Materiais |
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2014 |
Todas as pessoas deste lar: Nós, Eles, o Hoje e o Amanhã |
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2014 |
Análise do sistema de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) que é aplicado no curso de Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) |
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2014 |
Avaliação do perfil do consumidor que escolhe produtos de beleza através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) sob a ótica da Etnografia Digital |
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2014 |
Análise dos Empreendimentos Turísticos da cidade de Passa Quatro/MG e a relação com o trabalho local |
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2014 |
Desenvolvimento, Educação e Qualidade: Uma Interpretação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) |
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2014 |
Educação de surdos em Itajubá: Dos fragmentos históricos aos dias atuais |
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2014 |
Turismo e desenvolvimento local: um estudo de caso no município de Gonçalves-MG |
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2014 |
Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem |
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2014 |
Os Processos de Precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” [F. ITESP], na primeira década do Século XXI |
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2014 |
Programa Aprendiz Comgás: Ações por meio de um protagonismo juvenil individual |
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2014 |
A qualidade institucional da Escola como instrumento para o Desenvolvimento: um estudo com três diretores de escolas públicas de Cambuí-MG |
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2014 |
A Tecnologia Social em Gestão, nas Relações Institucionais da Cooperativa Agropecuária dos Assentados do Município de Tremembé –SP (COOAAT) com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Fundação Itesp) |
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2014 |
Avaliação da utilização de Tecnologias Web no desempenho acadêmico de alunos do ensino público de Itajubá |
Financiamentos recebidos
Em construção.
Produção intelectual
Em construção.
Impacto do Programa
O programa de pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade tem como proposta fortalecer a pesquisa, a formação e a prática interdisciplinar no Brasil, com foco nas pessoas e para a sociedade. Tem o objetivo de capacitar o pós-graduando, teórica e metodologicamente, para atuar como docente no ensino superior e como gestores capazes de contribuir na formulação de políticas públicas e privadas a partir de uma visão interdisciplinar.
As pesquisas e projetos desenvolvidos tem impacto científico buscando melhores alternativas tecnológicas e práticas sustentáveis para os problemas da sociedade nos âmbitos regional, nacional e internacional.