Mestrado Profissional em Administração

CONCEITO CAPES: 3

Sobre o curso


 

O Programa

 

O Mestrado Profissional em Administração é um programa diferenciado. Com 100% dos docentes doutores, atua na formação de profissionais altamente qualificados, focando no desenvolvimento de pesquisas que atuem diretamente em demandas reais de organizações públicas ou privadas. A oferta das disciplinas do Mestrado Profissional em Administração da Unifei foi estruturada para possibilitar a participação do aluno sem comprometer sua agenda profissional. Para isso, todas as aulas são concentradas somente em um dia da semana!

 

 

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

 

1. FINANÇAS APLICADAS À TOMADA DE DECISÃO:

Estuda e avalia o desempenho e o controle financeiro de empresas a partir de dois temas. O primeiro, foca na análise de investimento e de risco abordando temas contemporâneos como aplicação da simulação de Monte Carlo, Opções Reais, Árvore de Decisão e Métricas para gerenciamento de risco. O segundo tema foca no gerenciamento da estrutura de custos de empresas adotando como prisma a agregação de valor em operações, precificação e tomada de decisão.

 

 

2. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO:

O objetivo da linha de pesquisa é estudar as diversas formas de se promover o empreendedorismo e as estruturas organizacionais requeridas para a realização de inovações e desenvolvimento econômico e social. Tem como base a avaliação do papel e a análise da contribuição de diversos agentes (empresa, estado, universidades, instituições de pesquisa, organizações do terceiro setor e etc) para o processo de desenvolvimento em geral e processos de catching up. A linha de pesquisa inclui temas como MPEs, educação empreendedora, empreendedorismo tecnológico, sistemas de arranjos socioprodutivos, sistemas de inovação, gestão da ciência, da tecnologia e da inovação, desenvolvimento regional e território.

 

 

3. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA APOIO À DECISÃO:

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar e aplicar a informação como um recurso estratégico da empresa, necessário para o apoio às decisões administrativas. Aspectos relacionados desde a captação dos dados até a disponibilização da informação serão considerados. O objetivo desta linha de pesquisa é o uso de sistemas de informação para apoio à algumas decisões.

Estrutura Curricular

 

Para a conclusão do Mestrado, o aluno deverá cumprir um mínimo de 24 créditos em disciplinas, sendo:


– 11 créditos referentes às disciplinas obrigatórias,
– 10 créditos referentes às optativas e
– 3 créditos referentes ao Estudo Dirigido.

 

As disciplinas se organizam em obrigatórias, obrigatória da linha de pesquisa e optativas. Ao todo, o programa possui 3 (três) disciplinas obrigatórias (sendo duas de 4 créditos e 1 de 3 créditos), 1 (uma) disciplina obrigatória por linha de pesquisa de 4 (quatro) créditos. As demais disciplinas optativas possuem 3 (três) créditos cada.


O Estudo Dirigido é uma atividade com duração de 45 horas (3 créditos), programada diretamente com o orientador. Recomenda-se a realização de 3 disciplinas por semestre do primeiro ano do curso. Desta forma, o primeiro ano do curso é suficiente para a realização dos créditos exigidos mais o Estudo Dirigido.

 

 

Disciplinas obrigatórias:

 

– Teoria Geral da Administração (60 horas - 4 créditos)
– Métodos de decisão aplicados à Administração (60 horas - 4 créditos)
– Metodologia de pesquisa (45 horas - 3 créditos)

 

Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa


– Empreendedorismo e inovação (60 horas; 4 créditos; Obrigatória para a Linha de Pesquisa de
Empreendedorismo e Inovação)
– Finanças para gestão e decisão (60 horas; 4 créditos; Obrigatória para a Linha de Pesquisa de
Finanças e Controladoria)
– Fundamentos dos sistemas de informação (60 horas; 4 créditos; Obrigatória para a Linha de
Pesquisa de Sistemas de Informação)

 

Disciplinas optativas por linha de pesquisa:


EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

- Empreendedorismo Tecnológico (45 horas – 3 créditos)
- Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional (45 horas – 3 créditos)
- Empreendedorismo e Negócio de Impacto Socioambiental (45 horas – 3 créditos)
- Tópicos Especiais: Modelo de Negócio (45 horas – 3 créditos)
- Tópicos Especiais: Gestão do Conhecimento e Inovação (45 horas – 3 créditos)
- Tópicos Especiais: Educação Empreendedora e Aprendizagem Ativa (45 horas – 3 créditos)
- Tópicos Especiais: Empreendedorismo e Sustentabilidade (45 horas – 3 créditos)

 

FINANÇAS APLICADAS À TOMADA DE DECISÃO
- Gestão de Custo e Valor em Operações (45 horas – 3 créditos)
- Custos para Precificação e Tomada de Decisão (45 horas – 3 créditos)
- Análise de Investimentos com Risco (45 horas – 3 créditos)

 

SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA APOIO À DECISÃO
- Métodos Quantitativos Aplicados (45 horas – 3 créditos)
- Fundamentos de Inteligência de Negócios (45 horas – 3 créditos)
- Simulação Computacional (45 horas – 3 créditos)
- Logística Empresarial (45 horas – 3 créditos)
- Lean Enterprise (45 horas – 3 créditos)
- Tópicos Especiais: Qualidade da Informação (45 horas – 3 créditos)
- Tópicos Especiais: Introdução à Produção e aos Serviços Enxutos (45 horas – 3 créditos)
- Tópicos Especiais: Gestão de Projetos (45 horas – 3 créditos)

Regulamentos

 

O curso de Mestrado Profissional em Administração (MPA) é regido pela Norma dos Cursos de Pós-graduação da Unifei e demais atos normativos correlatos.


A seguir, têm-se uma lista de documentos e normas relativos ao programa de MPA da UNIFEI:

- Credenciamento no Programa de Mestrado Profissional em Administração;

- Regulamento do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Administração.

 

A seguir, têm-se os links das últimas resoluções do Programa:


- Resolução 07/2021 de 21/12/2021 – Matrícula em disciplinas isoladas;
- Resolução 005/2020 de 11/11/2020 – Regulamentação dos requisitos para o exame de
proficiência em inglês para o MPA;

Processo Seletivo

 
O processo seletivo acontece no primeiro semestre de cada ano e é composto por duas
etapas, detalhadas em edital. Estamos com inscrições abertas para novos alunos!
 
 
 

PRIMEIRA ETAPA
PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Teste ANPAD (Prova de ORIENTAÇÃO ACADÊMICA
ou Prova de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL). Este teste é oferecido regularmente pela
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração-ANPAD. Mais
informações sobre o Teste ANPAD, como conteúdo das provas, datas, locais de aplicação e
valores podem ser obtidas no endereço www.anpad.org.br na guia “Teste da ANPAD”.

 

SEGUNDA ETAPA
PROJETO DE PESQUISA: Os candidatos aprovados na Etapa 1 do processo seletivo, serão
avaliados na Etapa 2 pelo projeto de pesquisa submetido, cujas orientações para elaboração
estão disponíveis nos Editais publicados anualmente. O Projeto de Pesquisa de Dissertação
deve conter, no máximo, 10 páginas, em arquivo único. Os projetos de pesquisa serão
analisados pela Comissão Julgadora do Processo Seletivo.

 

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Ex-alunos e dissertações

 

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) mantém em seu Repositório todas as dissertações já defendidas neste programa e em outros programas da Instituição, disponíveis para consulta e download. A relação de dissertações defendidas no programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIFEI, listadas a seguir, encontram-se em ordem do mais atual para o mais antigo.

 

Ano

Orientador

Nome do Egresso

Título da Dissertação

2024

André Luiz Medeiros

Fabienne Mara Ferreira Matos

Alfabetização financeira e bem-estar financeiro no ambiente de trabalho: Mensuração e avaliação na Universidade Federal de Itajubá

2023

José Arnaldo Barra Montevechi

Rita Maria Paraiso Vieira

Impacto orçamentário da instalação de sistemas fotovoltaicos em instituições federais de ensino: Uma análise do RDC nº 03/2018.

2023

Alexandre Ferreira de Pinho

Soraia Cristina da Silva

Elaboração de um modelo de tomada de decisões contábeis em uma instituição federal de ensino superior através da perspectiva do CRISP-DM

2023

Sandra Miranda Neves

Marlene Reis Silva

Fiscalização de contratos terceirizados no IFSuldeminas: Proposta de sistematização estratégica do processo organizacional baseada em práticas de gestão do conhecimento

2023

Fabio Favaretto

Eunice Cristina da Silva

Proposta de um ambiente de business intelligence para acompanhamento dos egressos dos programas de iniciação científica do IFSuldeminas

2023

José Antônio de Queiroz

Daniel Hananias Cabral de Oliveira

Desenvolvimento de um jogo para ensino do pensamento enxuto aplicado ao combate de desperdício em ambiente administrativo público

2023

Fabio Favaretto

Douglas Oliveira Pedrozo

Tomada de decisão no ambiente estratégico e gerencial: Uma análise com base na gestão por indicadores de desempenho

2023

André Luiz Medeiros

Juliana Lima de Rezende Guida

Mensuração e avaliação do nível de alfabetização financeira dos alunos do ensino superior do IFSuldeminas

2023

Fabiano Leal

Lais de Souza

Modelagem de processos e diretrizes de compreensibilidade: Uma aplicação em um processo de matrícula em cursos superiores de um Instituto Federal

2023

Victor Eduardo de Mello Valério

Livia Siqueira

Eficiência orçamentária universitária: Uma proposta de modelo por análise envoltória de dados

2023

Rafael de Carvalho Miranda

Juliana Ramos Oliveira

Alfabetização Financeira dos servidores públicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas: Mensuração, análise e proposição

2023

Andréa Aparecida da Costa Mineiro

Regiane Cristina Magalhães

As políticas de inovação como fomentadoras da sustentabilidade através da hélice quíntupla: um estudo de caso no IFSuldeminas

2023

Alexandre Ferreira de Pinho

Gisselida do Prado Siqueira

Proposta de acompanhamento do indicador de eficiência acadêmica, com base na inteligência de negócios, para o campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

2023

Elzo Alves Aranha

Renata Cunha Bruno da Silveira

Comunicação integrada de marketing e inovação de marketing: Relações, interfaces e conexões na instituição de ensino superior

2023

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Paloma Oliveira Milagres Dantas

Empreendedorismo e extensão: Uma análise do programa ‘IF Mais Empreendedor 2021’

2023

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Thais Domingues Carvalhaes

Trajetórias de mulheres empreendedoras: Um recorte a partir das práticas de Effectuation

2022

Sandra Miranda Neves

Reinaldo Borsato Rodrigues

Avaliação da maturidade tecnológica em um projeto de P&D por meio do Technology Readiness Levels (TRL)

2022

André Luiz Medeiros

Thais Regina Carvalho da Mota

Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da Fatec, unidade de Guaratinguetá

2022

André Luiz Medeiros

Lucas Silveira

Educação Financeira: Análise da influência dos fatores de personalidade com conhecimentos financeiros dos alunos de cursos superiores de um instituto federal de educação

2022

Victor Eduardo de Mello Valério

Juliano Eduardo da Silva

Automatização de estratégias de negociação: um estudo de desempenho aplicado ao mercado de contratos futuros de câmbio

2021

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Kaue dos Santos Tavares

Análise descritiva das ações e práticas do empreendedorismo em uma instituição de ensino superior privada no município de Itajubá-MG

2021

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Marco Antonio de Lorenzo

Avaliação do potencial de internacionalização de micro e pequenas empresas - MPEs: Um estudo na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica no Município de Itajubá-MG

2021

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

Vanderlei Eustaquio Costa

Desenvolvimento de um modelo de gestão de custos com o auxílio do mapeamento de processos e das boas práticas de produção de aves para corte e postura na cadeia produtiva do Laboratório de Avicultura do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Bambuí

2021

Elzo Alves Aranha

Ana Carolina Costa Ribeiro de Oliveira

Universidade empreendedora e orientação empreendedora: Um estudo de caso em uma instituição de ensino superior brasileira

2021

José Antônio de Queiroz

Diogo Carvalho Santos

Aplicação do pensamento enxuto em ambientes administrativos públicos por meio da técnica business process model and notation: uma pesquisa-ação no IFSP Campus São José dos Campos

2021

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

Helenise Aparecida Silva Carvalho

Desenvolvimento de um modelo de gestão de custos para tornar o laboratório de suinocultura do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí mais eficiente

2021

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Paulo Rodrigues Cardoso

O desenvolvimento na Canastra: estudo de caso da produção do queijo canastra em Medeiros e São Roque de Minas observando os seus capitais intangíveis

2021

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

Vera Lúcia de Fátima Pereira Carvalho

Terceirização ou autogestão? estudo de caso do restaurante universitário do IFMG – Campus Bambuí

2021

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Gisele Paz Lima e Alves

O estudo das políticas públicas para fomento ao empreendedorismo e inovação no município de Itajubá-MG

2021

José Gilberto da Silva

Nadia Alvim Muffato Silveira

Educação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federal

2021

Alexandre Ferreira de Pinho

Cintia Lara Gouveia

Utilização do business intelligence para apoio em tomada de decisões em farmácia pública no Sul de Minas Gerais

2021

José Antônio de Queiroz

Katia Ribeiro Gonçalves de Almeida

Utilização da simulação a eventos discretos no planejamento e avaliação dos resultados esperados pela proposta de aplicação do pensamento enxuto no setor de registro escolar em um instituto federal de ensino superior

2021

José Antônio de Queiroz

Maria Alice Barbosa

Aplicação integrada de técnicas de modelagem BPMN e DMN em um processo administrativo de uma instituição federal de ensino superior

2021

Fabio Favaretto

Benedito Gomes Vieira

Criação de um ambiente de inteligência de negócios para auxílio à tomada de decisão baseado no desempenho acadêmico dos discentes de graduação da Universidade Federal de Itajubá

2021

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Elaine de Fátima Rezende

O processo de avaliação para apoio de projetos socioambientais: O caso de uma instituição financeira cooperativa no sul do Estado de Minas Gerais

2021

Alexandre Ferreira de Pinho

Paula Kamyla Alves Ribeiro

Modelagem do Processo de compras na modalidade Pregão Eletrônico no IFMG – Campus Bambuí através da notação BPMN

2021

Alexandre Ferreira de Pinho

Cíntia Lára Gouveia

Utilização do business intelligence para apoio em tomada de decisões em farmácia pública no Sul de Minas Gerais

2021

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

Luiz Carlos Fernandes de Lima

Análise do processo de apuração de custos em uma instituição federal de ensino superior utilizando o sistema de informações de custos do Governo Federal – SIC

2021

Fábio Favaretto

Oswaldo Henrique de Oliveira Machado

Melhoria da qualidade da informação do cadastro dos clientes em uma empresa no ramo de bebidas

2021

Alexandre Ferreira de Pinho

Leandra Dias Pinto Martins

Implantação de melhorias de processos no registro acadêmico em uma universidade federal através da técnica BPMN (Business Process Model and Notation)

2021

André Luiz Medeiros

Elizabeth Abreu da Natividade Gonçalves

A educação financeira de servidores públicos federais do IFMG Campus Bambuí: caracterização e proposição de ações

2021

André Luiz Medeiros

Monicia Paula Lemos

Educação financeira e universitários: uma análise com os beneficiários do programa Bolsa Permanência em um Instituto Federal de Ensino

2021

José Gilberto da Silva

Glênia Aparecida da Silveira

Análise das competências empreendedoras dos alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFMG – Campus Bambuí

2021

André Luiz Medeiros

Márcio Alberto de França

Agente de MPO e a educação financeira como instrumento de apoio à adimplência das operações de microcrédito produtivo orientado: um estudo de caso em agências de uma instituição financeira

2021

André Luiz Medeiros

Yara de Matos Mendes

Análise do nível de educação financeira dos professores do Instituto Federal de Minas Gerais do Campus Bambuí

2021

Renato da Silva Lima

Laurie Midori Kuniyoshi Sasaki

Definição do mix de produção ótimo do laboratório de processamento de leite do IFMG – Campus Bambuí por meio da programação linear

2021

José Antonio de Queiroz

Kátia Ribeiro Gonçalves de Almeida

Utilização da simulação a eventos discretos no planejamento e avaliação dos resultados esperados pela proposta de aplicação do pensamento enxuto no setor de registro escolar em um instituto federal de ensino superior

2021

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Rosimeiry Cristina Teixeira Cardoso

O estudo das atitudes empreendedoras com os egressos do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG Campus Bambuí

2021

Fabiano Leal

Mauro Henrique Silva

Modelagem de processos, decisões e falhas: uma aplicação no contexto de serviços da Política Nacional de Assistência Estudantil

2021

Fábio Favaretto

Diego Fernandes Gondim

Proposta de um sistema de informação gerencial para o manejo de apiários do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Bambuí

2021

Fábio Favaretto

Ivo Batista Ribeiro da Silva Junior

Desenvolvimento e Implantação de um ambiente de inteligência de negócios para gestão, parametrização e projeção de materiais

2021

José Antonio de Queiroz

Aline Aparecida Rosa Pereira

Utilização da Simulação em Avaliação de Proposta de Aplicação do Pensamento Enxuto em Ambiente Administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior

2020

Fábio Favaretto

Felipe Rodrigo de Moraes Mendes

Proposta de um data warehouse para apoio à tomada de decisão sobre evasão institucional em uma instituição federal de ensino superior

2020

José Gilberto da Silva

Rafaela Souza Lemes

Perfil empreendedor dos alunos: desenvolvimento e aplicação de metodologia de ensino para promover competências empreendedoras

2020

José Gilberto da Silva

Leandro Cavalcante Costa

O pensar e o agir empreendedor: uma proposta de um kit para formação de empreendedores

2020

Fábio Favaretto

Ederson da Silva Teixeira

Proposta de melhoria da qualidade da informação dos processos de gestão da infraestrutura predial da Unifei

2020

Fábio Favaretto

Ângela Aparecida Palma Faria

Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças

2019

Edson Oliveira Pamplona

André Dastre Vilas Boas

Modelagem para avaliação da viabilidade econômica e gerenciamento de riscos em contratos de construção e locação para geração de energia fotovoltaica distribuída na Unifei – Universidade Federal de Itajubá

2019

Fabiano Leal

Giuliano Lembo Caterina

Avaliação do Uso da Informação Tempo Padrão nos Processos Decisórios em uma Empresa "Engineer to Order" do Setor Elétrico.

2019

José Antonio de Queiroz

Israel Galhardo

Aplicação dos conceitos de manufatura enxuta em empresa de equipamentos elétricos com tipologia de produção engineer-to-order

2019

Alexandre Ferreira de Pinho

Joselaine Sales da Silva Vidigal

Elaboração de um sistema de informação para apoio às decisões orçamentárias e financeiras em uma instituição federal de ensino

2019

Alexandre Ferreira de Pinho

Marcelo Maciel Santos de Melo

Implementação de ferramenta para avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos em empresa de tecnologia

2019

Fábio Favaretto

Michelle Rezende Scodeler

Proposta de melhoria na qualidade da informação do processo de importação de componentes eletrônicos do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí

2019

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Monalisa Aparecida Pereira

Os desafios da venda no mercado fairtrade em uma associação de produtores de cafés especiais.

2019

Alexandre Ferreira de Pinho

Orlando Araujo Tonholi

Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciais

2019

Fabiano Leal

Paula Soares de Almeida

Uso integrado da ferramenta BPMN e da gestão de riscos em um processo de uma instituição federal de ensino superior

2019

Fábio Favaretto

Suellen de Alcantara Oliveira

Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica

2019

André Luiz Medeiros

Vinicius Gomes Marciano

Educação financeira - mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma universidade federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade

2018

José Gilberto da Silva

Alessandra de Oliveira Queiroz

O Perfil Empreendedor de Profissionais Dentistas filiados à Associação Brasileira de Odontologia - Regional Itajubá-MG

2018

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Christian Gonçalves Tiburzio e Silva

Gerenciamento do espaço público cultural: proposta ao Teatro Municipal de Itajubá-MG

2018

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Flávia Fernanda Carvalho Motta Barbieri

A criatividade nas universidades: construção de um modelo para avaliar o perfil criativo das instituições de ensino superior

2018

José Antonio de Queiroz

Guido Agnew Bacci

Implantação do Conceito de Manufatura Enxuta em Confecção com Alta Variedade de Produtos e Instabilidade de Demanda

2018

Andréa Aparecida da Costa Mineiro

Joana Marins de Andrade Coutinho

Estudo de múltiplos casos sobre a realidade das empresas graduadas pelos programas de incubação: proposta para programa de pós-incubação

2018

Fábio Favaretto

Jussara Gomes Canuto

Análise dos processos de gerenciamento dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Itajubá: um estudo de caso.

2018

André Luiz Medeiros

Pedro Alberto Chaib de Sousa Bernardes

Central de seca de café como serviço: análise de viabilidade em uma propriedade rural da Mantiqueira de Minas.

2018

Edson Oliveira Pamplona

Rafael Mendes Moreira

O uso dos conceitos de custo total de propriedade para modelar a decisão de aquisição de matérias-primas em uma indústria cosmética.

2017

Célia Ottoboni

Brian Mendes Drago

Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa de telecomunicações baseado no BSC.

2017

Alexandre Ferreira de Pinho

César Augusto Villela da Silva

Avaliação dos Resultados de um Sistema de Apoio à Decisão em uma Indústria Aeronáutica com Foco na Qualidade das Informações: Um Estudo de Caso

2017

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Elisa Pereira Murad

Desenvolvimento de métricas para avaliação dos impactos relacionados às ações da Organização não Governamental - Amigos de Itajubá.

2017

Fábio Favaretto

Jerusa Oliveira Machado

Uma avaliação da qualidade da informação na Gestão de um Instituto Federal, com enfoque nos fatos orçamentários analisados na execução do orçamento.

2017

Fábio Favaretto

José de Lima Medeiros Neto

Desenvolvimento de um Sistema de Inteligência de Negócios para apoio da Gestão Acadêmica.

2017

Andréa Aparecida da Costa Mineiro

Marcela Naves Costa Ribeiro

Mensuração das Práticas de Inovação em Empresas de Base Tecnológica: Um Estudo Multicaso em Incubadoras do Sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba utilizando o Radar da Inovação

2017

Célia Ottoboni

Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira

Gerenciamento Estratégico baseado no Balanced Scorecard aplicado à Organização Esportiva de uma Instituição Pública de Ensino Superior: Um Estudo na Universidade Federal de Itajubá.

2017

Célia Ottoboni

Túlio César Resende de Faria

Mensuração da Inovação em uma Unidade da Administração Pública: Um Estudo de Caso no Laboratório Nacional de Astrofísica.

2017

Célia Ottoboni

Verbênia Mendonça Fernandes Silva Ribeiro

Implementação de práticas de Gestão do Conhecimento em uma unidade de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

2016

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

Alexandre Kenji Yamane

Sistema de Análise, Seleção e Priorização de projetos de melhoria em uma Empresa do Setor Automotivo

2016

Edson Oliveira Pamplona

Beatriz Johansen Drago

Análise da Eficiência por Envoltória de Dados das Unidades Transmissoras em uma Empresa do setor de Energia Elétrica

2016

Luiz Eugênio Veneziani Pasin

Caroline de Miranda Borges

Análise do processo de criação e estruturação do sistema municipal de cultura e a sua influência na economia criativa: um estudo de caso no município de Itajubá - MG

2016

Fábio Favaretto

Danilo Santana Moreira

Implantação de Sistema de Informação para Mapeamento de Competências de Engenheiros de uma Empresa Aeronáutica

2016

Célia Ottoboni

Dorvalino Sandro dos Reis

Uma análise do Deslocamento de Poder após a implantação de um Sistema de Informação (ERP) na Gestão Acadêmica: Estudo de Caso em uma Universidade Pública

2016

Luiz Guilherme Azevedo Mauad

João Batista Fernandes

Avaliação do Desempenho de Pequenas Organizações de Saúde sem fins lucrativos através da Aplicação do Balanced Scorecard como Ferramenta de Gestão

2016

Fábio Favaretto

Luciana Mangueira da Silva Sposito

Estudo de Caso para melhoria do processo de tomada de decisão no Laboratório Nacional de Astrofísica: Uma aplicação prática através da Geração de Cenários

 

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Produção intelectual

 

A seguir, são listadas as dez melhores produções do programa de Mestrado Profissional em Administração, considerando o último quadriênio (2017-2020).

 

1 - Modelagem para Avaliação da Viabilidade Econômica e Gerenciamento de Riscos em Contratos de Construção e Locação para Geração de Energia Fotovoltaica distribuída na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá).

Produção técnica da linha de pesquisa em Finanças: permitiu a elaboração de projeto de instalação de energia fotovoltaica na UNIFEI, o que foi aceito pelo MEC e replicado em outras universidades federais do país, o projeto gerará grande economia de despesas aos cofres públicos, pois as universidades deixarão de pagar altas contas de energia elétrica.

 

2 - Data Warehouse para Gestão de Dados de Evasão da Universidade Federal de Itajubá.

Produção técnica da linha de pesquisa em Sistemas de Informação: surgiu da necessidade de resolver o problema de falta de indicadores para gestão de evasões na universidade. É um projeto que resolve um problema local (alinhado à proposta do programa), mas também pode ser replicado para outras instituições.

 

3 - Hélice Quádrupla e Quíntupla em Parques Tecnológicos Consolidados.

Produção técnica da linha de pesquisa em Empreendedorismo e Inovação: elaborado com o propósito de difundir a ciência e torná-la mais acessível. O vídeo é resultado de 6 publicações de artigos em eventos de pós-graduação em Administração, 3 artigos em periódicos de Administração, os dados para elaboração foram coletados de 39 entrevistas e mais de 150  questionários.

 

4 - Simulador para Planejamento de Atendimento a Pacientes com suspeita de COVID-19 em um Hospital de Campo;

Produção técnica da linha de pesquisa em Sistemas de Informação: auxilia gestores públicos para a montagem rápida de um hospital de campanha para atender pacientes da cidade e região em caso de exaustão dos hospitais locais.

 

5 - Educação Financeira nas Escolas: A experiência da Formação de Professores no Polo do Estado de Minas Gerais.

Produção de um capítulo de livro na linha de pesquisa em Finanças: O livro faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira e possuiu tiragem de 2000 impressões e está disponível na língua portuguesa, inglesa e espanhola. O livro contou com a parceria de distintos atores nacionais na área, e o capítulo “Educação financeira nas escolas: a experiência da formação de professores no polo do Estado de Minas Gerais (p. 193-221)” traz uma experiência regional.

 

6 - A percepção de empresas graduadas de Minas Gerais para um programa de pós-incubação. Economia & Gestão, v. 19, p. 55-72, 2019.

Produção de artigo na linha de pesquisa em Empreendedorismo e Inovação, com participação de docentes e egresso do programa.

 

7 - A new approach using fuzzy DEA models to reduce search space and eliminate replications in simulation optimization problems. Expert Systems with Applications (JCR: 5,452), v. 144, 2020

Produção de artigo na linha de pesquisa em Sistemas de Informação.

 

8 – Combined use of biogas from sanitary landfill and wastewater treatment plants for distributed energy generation in Brazil. Resources, Conservation and Recycling (JCR: 8,086), v.136, p. 376–388, 2018.

Produção de artigo na linha de pesquisa em Sistemas de Informação.

 

9 – An overview of incentive policies for the expansion of renewable energy generation in electricity power systems and the Brazilian experience. Renewable & Sustainable Energy Reviews (JCR: 12,11), v. 70, p. 1090-1098, 2017.

Produção de artigo na linha de pesquisa em Finanças.

 

10 – Monte Carlo Simulation approach for economic risk analysis of an emergency energy generation system. Energy (JCR: 6,082). v. 172, p. 498–508, 2019.

Produção de artigo na linha de pesquisa em Finanças.

Financiamentos Recebidos

 

O programa de Mestrado Profissional em Administração vem desenvolvendo ações e parcerias estratégicas que permitem viabilizar a sustentabilidade do programa e o alcance de resultados relacionados diretamente ao propósito do programa.

 

Principais financiamentos recebidos:

 

- Edital 53/2014 (MPR-00005-14) da FAPEMIG;

- Edital 53/2016 (MPR-01022-16) da FAPEMIG;

- Acordo com o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí (D.O.U. Seção 3 N.25 05-02-2018 p.72);

- Acordo com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (D.O.U. Seção 3 Edição 211, 05/11/2020, p. 68).

 

Os docentes do programa MPA também coordenam ou participam de projetos na modalidade: pesquisa, inovação, extensão e interinstitucional com algum tipo de recurso financeiro envolvido.

Impactos do Programa

 

Os principais impactos do programa de Mestrado Profissional em Administração do último quadriênio (2017 a 2020) são listados a seguir:

 

Premiações e menções honrosas recebidas:

- Menção honrosa no Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica 2018 da ANPAD;

- Duas menções honrosas no SemeAD de 2018;

- Menção honrosa no EnANPAD 2019;

- Prêmio ANPET de Produção Acadêmica (2018);

- Melhor artigo da área de Engenharia de Produção (2018);

- Melhor trabalho no Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM 2019);

- Melhor artigo da “XIV International Conference on Business Models”;

- Campeão (2019 e 2020) e 2º lugar em 2018 no desafio global FlexSim Healthcare (Society for Health Systems - SHS dos Estados Unidos).

 

Repercussão da produção intelectual:

- Programa de comunicação e difusão do conhecimento em Economia e Finanças;

- Programação em Rádio Local sobre Educação Financeira;

- Capítulos de livros (Educação financeira nas escolas: a experiência da formação de professores no polo do Estado de Minas Gerais);

- Livros na área de Empreendedorismo e Sustentabilidade em parceria com a Universidade de Taubaté;

- Vídeo para Popularização da Ciência (Hélice Quádrupla e Quíntupla em Parques Tecnológicos Consolidados);

 

Contribuições para o ensino:

- Produção de um Manual com Atividades Pedagógicas para estimular o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras nos Alunos;

- Produção de um kit de implementação “Desafio dos 50 Reais” (foco no pensamento efectual e causal de empreendedores);

- Produção de um ambiente de pesquisa (Data Warehouse) que está disponível para os gestores da instituição reformular as diretrizes da gestão de evasões de alunos de graduação;

- Integração dos discentes da pós-graduação e graduação em projetos especiais (Projeto Semestral da UNIFEI) e na participação de bancas de TFG (Trabalho Final de Graduação);

- Capacitação de 150 professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais a atuarem com o conteúdo de Educação Financeira no Ensino Médio;

- Capacitação de 36 professores da rede municipal de ensino de Minas Gerais a atuarem com o conteúdo de Educação Financeira no Ensino Fundamental;

- Parceria do MPA com o Instituto de Física e Química da UNIFEI no projeto “Meninas Empreendedoras na Química”: desenvolvimento de uma sequência didática para alunos do ensino médio sobre a produção de sabões, detergentes e sabonetes, relacionando com a prática pedagógica interdisciplinar;

 

 

Contribuições para o desenvolvimento local, regional, nacional e cultural:

LOCALMENTE

- Projeto para a tomada de decisões para compra de matérias-primas em uma grande empresa multinacional, que proporcionou reduções de custos significativas;

- Desenvolvimento de sistema de informação para apoio às decisões e monitoramento de custos de produção, com impacto na empresa local e replicado em outras unidades da empresa;

- Desenvolvimento de uma equação para cálculo do tempo padrão baseada em parâmetros do produto e em tempos operacionais de produtos semelhantes;

- Modificações no formulário e processo de registro do prontuário eletrônico do paciente no Hospital Universitário de Itajubá;

 

REGIONALMENTE

- Sistema de informação para gestão de dados orçamentários para o Instituto Federal de São Paulo - Campus Campos do Jordão;

- Ferramenta eletrônica de mensuração do grau de inovação das empresas incubadas;

- Desenvolvimento de ambiente de inteligência de negócios para empresa de bebidas de Poços de Caldas;

- Desenvolvimento de sistema de gestão da informação para empresa de importação de componentes eletrônicos de Santa Rita do Sapucaí;

- Elaboração do projeto do Hospital de Campanha de Itajubá para atendimento dos pacientes de COVID19;

 

NACIONALMENTE

- Projeto sobre Modelagem da Avaliação da Viabilidade Econômica e de Gerenciamento de Riscos em contratos de construção e locação para Geração de Energia Fotovoltaica distribuída na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) foi aceito no MEC para avaliação econômica e instalação de Energia Fotovoltaica nas Universidades Federais, esse projeto gerará grande economia de despesas aos cofres públicos, pois as universidades deixarão de pagar altas contas de energia elétrica;

 

DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL NA REGIÃO

- O MPA tem contribuído efetivamente para Economia Criativa Regional, pois dissertações do MPA proporcionam a geração de produtos técnicos considerados basilares para criação do Sistema Municipal de Cultura (Modelo de Gestão para o Teatro Municipal).