Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção

CONCEITO CAPES: 5

Sobre o curso


 

O Programa

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) iniciou suas atividades em fevereiro de 1994 com o curso de MESTRADO. O Curso de Mestrado em Engenharia de Produção já titulou mais de 400 mestres. O sucesso de nosso curso tem como base a competência e dedicação de seu corpo docente e discente, reconhecidas na sociedade.

 

 

Em 2011, iniciou-se o curso de Doutorado, o primeiro da UNIFEI como Universidade Federal de Itajubá, e o terceiro se considerarmos os tempos de EFEI. Em março de 2021, alcançamos a marca de 70 doutores titulados no programa.

 

 

Estrutura do Curso

A Pós-Graduação em Engenharia de Produção é dividida em dois semestres letivos no ano. O curso de mestrado deve ser feito em até 24 meses e curso de doutorado em até 48 meses. Os cursos podem ter até duas prorrogações de seis meses cada, definidas conforme resolução específica.

 

Em cada semestre é oferecido um grupo de disciplinas que não se repete entre os semestres: a disciplina é oferecida apenas uma vez durante o ano. Os alunos devem ficar atentos às datas de matrícula de cada semestre, divulgados no Calendário Didático Administrativo (atualizado anualmente), disponível na página principal da Unifei.

 

Todos os alunos devem se matricular em, no mínimo, uma disciplina em cada semestre, inclusive naquele semestre onde a defesa estiver prevista e mesmo que o aluno esteja realizando alguma atividade no exterior (doutorado sanduíche, por exemplo). ALUNO SEM MATRÍCULA NÃO PODE DEFENDER.

 

 

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção apresenta uma área de concentração, denominada Engenharia de Produção e três linhas de pesquisa, como mostra o Quadro a seguir:

 

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Engenharia de Produção

Modelagem, Otimização e Controle

Sistemas de Produção e Logística

Qualidade e Produto

 

Cada linha de pesquisa pode ter um ou mais projetos de pesquisa. Esses projetos são coordenados pelos docentes do programa e podem ser com fomento (FAPEMIG, CNPq, CAPES ou de extensão com empresas) ou sem fomento, desde que registrados na Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI).

 

Os docentes são responsáveis pelo desenvolvimento das áreas, linhas e projetos de pesquisa.

Estrutura Curricular

As disciplinas são oferecidas de acordo com a disponibilidade da instituição e de seus docentes. Os alunos devem escolher as disciplinas a serem cursadas em consenso com seus orientadores.

 

O calendário das disciplinas do PRPPG é semestral. Os alunos se matriculam nessas disciplinas no começo de cada semestre, em período de matrícula determinado pelo Calendário Didático-Administrativo da UNIFEI (disponível na página principal da universidade). Cada disciplina tem carga horária de 45 horas/aula e vale 03 (três créditos), o que equivale a 3hs/semana, com duração de 15 semanas (no caso de disciplinas com 3 hs/semana).

 

O Quadro a seguir apresenta as disciplinas oferecidas regularmente no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIFEI. As disciplinas marcadas com um asterisco (*) são obrigatórias para o mestrado e doutorado e as disciplinas marcadas com dois asteriscos (**) são obrigatórias para o doutorado.

 

Obs: As disciplinas de TÓPICOS ESPECIAIS são cursos de interesse dos alunos, oferecidos em função das disponibilidades do corpo docente permanente ou de professores visitantes.

 

LINHAS

DISCIPLINAS

Modelagem, Otimização e Controle

PCM01 Estatística *

PQM05 Engenharia Econômica Avançada

PQM08 Finanças Corporativas

PSM12 Métodos de Otimização **

PSM14 Previsão **

PQM13K Tópicos Especiais: Aplicações de Otimização

PQM13N Tópicos Especiais: Redes Neurais

PQM13P Tópicos Especiais: Planejamento e Otimização de Experimentos

PQM23A Tópicos Especiais: Análise Estatística Multivariada

Sistemas de Produção e Logística

PCM12 Simulação

PQM02 Logística Empresarial

PQM11 Pesquisa Operacional

PQM16 Sistemas de Produção *

PQM24 Análise de Decisão com Enfoque Multicritério

PSM13 Modelagem de Processos de Negócios

PQM23C Tópicos Especiais: Simulação Baseada em Agentes

PQM13S Tópicos Especiais: GIS Para Transporte e Logística

Qualidade e Produto

PCM01 Estatística *

PCM10 Metodologia do Trabalho Científico *

PQM07 Gerência da Qualidade Total

PQM09 Metodologia Seis Sigma

PQM21 Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos

PQM22 Gerenciamento de Projetos

PQM25 Monitoramento de Processos

PQM26 Introdução à Análise Bibliométrica para Engenharia de Produção

PQM27 Processos Estocásticos com Aplicação em Controle de Qualidade

PQM28 Teoria Estatística da Confiabilidade

 

Curso de Mestrado em Engenharia de Produção

Cada disciplina corresponde a três créditos (com carga horária de 45 horas. Para a defesa da dissertação, o aluno de mestrado deve integralizar 24 créditos em disciplinas teóricas, ou 8 disciplinas, conforme diretriz da Assembleia do PPGEP: São OBRIGATÓRIAS as disciplinas:

 

- PCM01 – Estatística

- PCM10 – Metodologia de Pesquisa em EP

- PQM16 – Sistemas de Produção

 

Além das disciplinas obrigatórias os mestrandos DEVEM cursar, NO MÍNIMO, UMA DISCIPLINA DE CADA LINHA DE PESQUISA (dadas no Quadro acima). A disciplina EDGPR – Estágio de Docência é obrigatória aos alunos bolsistas e não vale nenhum crédito. O aluno bolsista de mestrado deve se matricular, no mínimo, em um semestre nessa disciplina.

 

 

Curso de Doutorado em Engenharia de Produção

Fazem parte do escopo das disciplinas do doutorado as mesmas disciplinas oferecidas para o mestrado. Assim cada disciplina corresponde a três créditos, Para a defesa da tese, o aluno de doutorado deve integralizar 36 créditos em disciplinas teóricas, ou 12 disciplinas, conforme diretriz da Assembleia do PPGEP. As disciplinas cursadas no mestrado podem ter validado no doutorado, observando os critérios específicos vigentes no programa.

 

São OBRIGATÓRIAS as disciplinas:

 

- PSM12 – Métodos de Otimização

- PSM14 – Previsão

- Ter cursado as disciplinas obrigatórias para o mestrado (ou obtido equivalência).

 

A disciplina EDGPR – Estágio de Docência é obrigatória aos alunos bolsistas de doutorado e não vale nenhum crédito. Os alunos bolsistas de doutorado devem se matricular, no mínimo, em dois semestres nesta disciplina. Atenção: a partir de 2021 não é mais permitido o aproveitamento no doutorado do estágio docência cursado no mestrado (é preciso dois semestres no doutorado).

Informações gerais do Programa

Clique aqui para acessar a página que contém informações gerais do Programa, como regulamento, normas, vídeos de divulgação, processo seletivo, bolsas, entre outros conteúdos.

Processo Seletivo

 

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção é composto de três etapas avaliativas:

 

a) Etapa 1: Prova de Conhecimento (Fase Eliminatória);

b) Etapa 2: Análise de Projeto de Pesquisa (Fase Eliminatória);

c) Etapa 3: Análise do Currículo Lattes (Fase Classificatória).

 

Os resultados do desempenho dos candidatos em todas as etapas ficarão disponíveis para consulta pelos próprios candidatos no sistema SIGAA, na Área do Candidato, e serão publicados na página do programa de pós-graduação.

 

Informações sobre número de vagas; Custo; Bolsas de estudo; Áreas de concentração e linhas de pesquisa; Documentação necessária para a inscrição; Teste ABEPRO; Avaliação do Projeto de Pesquisa; dentre outras, podem ser encontradas nos Editais de Seleção para Mestrado e Doutorado.

 

Outras informações dos programas do Mestrado e Doutorado podem ser encontrados clicando aqui.

Dissertações e Teses

 

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) mantém em seu repositório todas as dissertações e teses já defendidas neste programa e em outros programas da universidade. A página para download destas teses e dissertações pode ser encontrada no link a seguir: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui.

 

A relação de teses e dissertações defendidas no último quadriênio no programa de Engenharia de Produção da UNIFEI, listadas a seguir, encontram-se em ordem do mais atual para o mais antigo.

 

 

Teses (último quadriênio)

 

Ano

Orientador

Nome do Egresso

Título da Tese

2022

Pedro Paulo Balestrassi

Natalia Maria Puggina Bianchesi

Previsão de séries temporais não lineares baseada em redes neurais e sinais de rastreamento

2022

João Roberto Ferreira

Carlos Henrique de Oliveira

Otimização robusta multivariada no fresamento de topo do aço inoxidável duplex UNS S32205

2022

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Yasmin Silva Martins Xavier

Análise do gerenciamento de riscos no setor de dispositivos médicos por meio do estudo de casos múltiplos

2022

Carlos Henrique Pereira Mello

Renata Pinto Ribeiro Miranda

Proposta de uma sistemática de boas práticas para especificação e implementação de alarmes durante o desenvolvimento de dispositivos médicos com foco na usabilidade

2022

José Arnaldo Barra Montevechi

Afonso Teberga Campos

Redes adversárias generativas: uma alternativa para modelagem de dados de entrada em projetos de simulação

2022

Anderson Paulo de Paiva

Simone Carneiro Streitenberger

Modelo preditivo do teor de óleos e graxas em água produzida quantificado pelo método gravimétrico

2022

José Arnaldo Barra Montevechi

Gustavo Teodoro Gabriel

Validação de modelos computacionais: um estudo integrando generative adversarial networks e simulação a eventos discretos

2022

Pedro Paulo Balestrassi

Estevão Luiz Romão

Impacto das variáveis meteo-oceanográficas e do teor de óleos e graxas na formação de feições oleosas durante o processamento primário de petróleo

2022

Anderson Paulo de Paiva

Simone Carneiro Streitrenberger

Modelo preditivo do teor de óleos e graxas em água produzida quantificado pelo método gravimétrico

2022

José Arnaldo Barra Montevechi

Flavio Fraga Vilela

Proposta de uma equação matemática para a integração quantitativa do fator humano em projetos de simulação a eventos discretos

2022

Anderson Paulo de Paiva

Leandro Framil Amorim

Elipses de confiança para soluções pareto-ótimas multivariada

2022

Pedro Paulo Balestrassi

José Claudio Isaias

Metodologia para Seleção de Portfólios de Projetos utilizando Multicritérios do CAPM, de Semi-variação e o Coeficiente de Risco Gini

2021

Pedro Paulo Balestrassi

Cláudia Eliane da Matta

Metodologia de planejamento e redução do número de experimentos em problemas de busca ativa

2021

Carlos Henrique Pereira Mello

Carlos Alberto de Albuquerque

Desenvolvimento de produto sustentável: análise da substituição de agregados por lixo eletrônico na produção de concreto

2021

Josiane Palma Lima

Clara Moreira Senne

Índice de Sustentabilidade e Integração do Transporte e Logística Urbana (ISITransLog)

2021

Anderson Paulo de Paiva

Luiz Gustavo de Mello

Combinação ótima de métodos de previsão segundo o critério Payoff-Jolliffe fatorial: uma abordagem multivariada para a estimação de demanda de gás natural

2021

Anderson Paulo de Paiva

Betânia Mafra Kaizer

Modelo multivariado de avaliação da aprendizagem no ensino superior remoto emergencial

2021

Anderson Paulo de Paiva

Eduardo Rivelino da Luz

Uma nova técnica de otimização multiobjetivo de modelos probabilísticos multivariados de um processo de soldagem MIG em tubos de alumínio AA6063

2021

Natalia Maria Puggina Bianchesi

Leovani Marcial Guimarães

Modelo preditivo de aprendizagem ativa em engenharia baseado na modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM)

2021

José Henrique de Freitas Gomes

Fabrício Alves de Almeida

Aprimoramento do poder discriminatório de funções elipsoidais modificadas por cargas fatoriais rotacionadas na formação otimizada de agrupamentos

2021

Alexandre Ferreira de Pinho

André Marques Mancilha da Silva

Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional

2020

José Arnaldo Barra Montevechi

Fernanda Rocha

Simulação e realidade virtual: uma pesquisa experimental em engenharia de produção

2020

Anderson Paulo de Paiva

Paulo Roberto Maia

Método de interseção normal à fronteira por escores rotacionados em espaço elíptico de solução

2020

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Karollay Giuliani de Oliveira Valerio

Sistematização dos requisitos gerais para o desenvolvimento de software na indústria 4.0

2020

José Henrique de Freitas Gomes

Washington Luis Moreira Braga

Projeto de parâmetros robustos para modelagem e otimização de sistemas kanban: uma abordagem baseada em experimentos simulados

2020

Carlos Henrique Pereira Mello

Ana Paula Siqueira Silva de Almeida

Incorporação de métodos de engenharia de usabilidade no desenvolvimento de dispositivos médicos com foco em certificação

2020

Pedro Paulo Balestrassi

Vinicius de Carvalho Paes

Modelagem computacional aplicada à extração de características geométricas irregulares em processos multiobjetivos

2020

Rafael Coradi Leme

Júlio Cesar Mosquera Gutierres

Perspectivas da utilização do DEA na regulação de distribuidoras de energia elétrica no Brasil

2019

Carlos Henrique Pereira Mello

Adriano Carlos Moraes Rosa

Modelo de referência para inovação aberta em empresas de base tecnológica

2019

Anderson Paulo de Paiva

Livio Agnew Bacci

Otimização da combinação de métodos de previsão

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Dalton Garcia Borges de Souza

R&D project selection: which criteria should we use?

2019

Alexandre Ferreira de Pinho

Renato Pontes Rodrigues

Aplicação da simulação híbrida no sequenciamento da produção em sistemas job shop flexíveis

2019

Renato da Silva Lima

Roberta Alves

Modelagem e simulação baseada em agentes aplicada ao transporte urbano de cargas do comércio eletrônico-B2C

2019

Renato da Silva Lima

Andriani Tavares Tenório Gonçalves

Índice de gestão integrada de resíduos sólidos para apoio à decisão em municípios

2019

José Arnaldo Barra Montevechi

Wilson Trigueiro de Sousa Junior

Proposta de redução do tempo computacional em problemas de otimização via simulação a eventos discretos integrando metaheurísticas, aprendizagem de máquina e paralelismo

2019

Anderson Paulo de Paiva

Taynara Incerti de Paula

Método da interseção normal à fronteira baseado em análise fatorial para otimização de problemas multivariados utilizando-se algoritmo genético

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Kívia Mota Nascimento

Otimização de arranjos de mistura de compósitos cimentícios compactados com incorporação de resíduos de PEAD

2019

Edson de Oliveira Pamplona

Giancarlo Aquila

Contribuição para o processo de contratação de projetos de geração eólico-fotovoltaica a partir da análise econômica de decisões baseada na programação multiobjetivo

2019

Renato da Silva Lima

Josenildo Brito de Oliveira

Gestão de riscos logísticos em cadeias de suprimentos: otimização via metamodelo de simulação

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Ana Carolina Oliveira Santos

Agregação de Valor no Desenvolvimento de Produtos Lean: Modelo Conceitual para Inovações Incrementais de Bens Duráveis

2019

João Batista Turrioni

Juliana Helena Daroz Gaudêncio

Otimização multiobjetivo por estimadores robustos multivariados

2018

Pedro Paulo Balestrassi

Helio Maciel Junior

Desenvolvimento e Implementação de uma abordagem simplificada de design for SIX SIGMA (DFSS) e análise de sua influência no desenvolvimento de processos em uma empresa de tecnologia: um estudo de caso

2018

João Batista Turrioni

João Éderson Corrêa

Desenvolvimento de um modelo de mensuração do sistema do sistema brasileiro de acreditação hospitalar

2018

Carlos Henrique Pereira Mello

Gisele Valentim Rocha

Sistema de medição do nível de maturidade na implementação da Inovação Aberta

2018

Carlos Henrique Pereira Mello

Fabio Guilherme R. Murback

Análise de riscos e efeitos no projeto informacional e conceitual: uma abordagem ontológica

2018

Pedro Paulo Balestrassi

Diogo Nunes Dalosto

Uma abordagem para FMEA baseada em métodos quantitativos

2018

Pedro Paulo Balestrassi

Gabriela Belinato

Otimização de um processo de usinagem a laser pelo método NBI-GRA

2018

Edson de Oliveira Pamplona

Victor Eduardo de Mello Valério

Proposta para dimensionamento ótimo de miniusinas fotovoltaicas no contexto da geração distribuída

2018

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Breno Gontijo Tavares

Um guia de gestão de riscos para metodologias ágeis de desenvolvimento de software

2018

Anderson Paulo de Paiva

Pedro José Papandrea

Método sistemático para seleção de empresas em composição de portfólio e sua otimização com incorporação de indicadores financeiros

2018

Pedro Paulo Balestrassi

Mariangela de Oliveira Abans

Parametrização de redes neurais artificiais em problemas de séries temporais não lineares empregando PBCA (Plackett-Burman Correlation Analysis)

2018

Carlos Henrique Pereira Mello

Maria Fernanda Barbato Salomon

Modelo de negócios de servitização na indústria aeronáutica

2018

Pedro Paulo Balestrassi

Gabriela Fonseca de Amorim

Uma abordagem para Design for Six Sigma (DFSS) baseada no modelo de quatro fases do desdobramento da função qualidade

2017

João Roberto Ferreira

Robson Bruno Dutra Pereira

Otimização robusta multi-objetivo do processo de fresamento helicoidal do aço AISI H13 endurecido pelo método da restrição normal

2017

Renato da Silva Lima

Liliane Dolores Fagundes 

Simulação a Eventos Discretos para Apoio à Decisão na Logística Reversa de pneus inservíveis em consórcio de cidades

2017

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Bárbara Elizabeth Pereira Sotomonte

Comunicação em projetos por meio da perspectiva da teoria Communicative as Constitution of Organization (CCO)

2017

José Arnaldo Barra Montevechi

David Custódio de Sena

Política de gestão de estoques utilizando o aprendizado por reforço e a simulação híbrida em uma farmácia hospitalar

2017

Renato da Silva Lima

Harlenn dos Santos Lopes

Análise do escoamento da soja brasileira através da simulação a eventos discretos

2017

Anderson Paulo de Paiva

Danielle Martins Duarte Costa

Método NBI-EQMM com restrições multivariadas para otimização do processo de torneamento duro

2017

José Arnaldo Barra Montevechi

Tábata Fernandes Pereira

Metodologia para gerenciamento de projetos de Simulação a Eventos Discretos baseada no PMBOK®: Pesquisa-Ação em uma empresa de alta tecnologia

2017

Edson de Oliveira Pamplona

Marcelo Nunes Fonseca

Proposta para configuração ótima de projetos híbridos de geração de energia

2017

João Batista Turrioni

Gustavo Silveira de Oliveira

Investigação da implementação da Gestão da Qualidade Total: Um estudo empírico em empresas brasileiras certificadas pelas ISO 9001

2017

Anderson Paulo de Paiva

Luiz Célio Souza Rocha

Método da ponderação entrópica para otimização multiobjetivo robusta de modelos de superfície de resposta

2017

José Arnaldo Barra Montevechi

Mona Liza Moura de Oliveira

Utilização da simulação híbrida para representar o fator humano em sistemas produtivos

2017

Anderson Paulo de Paiva

Fabiano Luiz Naves

Método de intersecção normal de fronteira por análise fatorial aplicado ao tratamento de efluentes

 

 

Dissertações (último quadriênio)

 

DATA DA DEFESA

ORIENTADOR

NOME DO EGRESSO DE MESTRADO

TÍTULO DA DISSERTAÇAO

2023

Juliana Helena Daroz Gaudêncio

Leonardo Lourenco de Souza

Análise do sistema de medição de desempenho: Estudo de caso em editais de serviço de transporte público

2023

Rafael de Carvalho Miranda

Jonathan Serafim Lucio

Proposta de um framework para a condução de projetos de simulação a eventos discretos integrando Lean Six Sigma

2023

Paulo Henrique da Silva Campos

Renan Ryuji Murashita Takenaka

Estudo comparativo entre o gráfico de controle simultâneo (X-Barra,s) e os gráficos de Shewhart para média e desvio-padrão

2023

Alexandre Ferreira de Pinho

Rodrigo de Paula Oliveira

Auxílio à tomada de decisão em um e-marketplace logístico através da Simulação Baseada em Agentes

2022

Antônio Fernando Branco Costa

Ítalo de Abreu Goncalves

O uso dos índices CPK, CPM e CPMK para monitorar processos

2022

Carlos Henrique Pereira Mello

Marcela Xavier Tereza de Mello

Investigação empírica da norma ISO 9001:2015 no Brasil: Motivações, benefícios e dificuldades

2022

Renato da Silva Lima

Cecília Aparecida Pereira

Comportamento de compra relacionado a desastres e seus impactos na gestão de cadeia de suprimentos: O caso da pandemia da Covid-19 no Brasil

2021

Carlos Henrique Pereira Mello

Fernando Helton Sanches da Silva

Análise das dificuldades encontradas durante a implementação da engenharia kansei

2021

Renato da Silva Lima

Bruno de Castro Faria

Localização de delivery lockers para logística urbana em uma cidade brasileira de porte médio: O caso de Divinópolis, Minas Gerais

2021

José Henrique de Freitas Gomes

Arthur Aurélio de Almeida Freitas

Análise e otimização multiobjetivo do processo industrial de fritura de batatas-palha

2021

Alexandre Ferreira de Pinho

Laércio Almeida de Siqueira Junior

Uso de machine learning para classificação de fornecedores no contexto da data science

2021

Pedro Paulo Balestrassi

José Euclides Fernandes Giglio

Delineamento de experimentos no treinamento de redes neurais artificiais para o problema de previsão de séries temporais não lineares

2021

Edson de Oliveira Pamplona

Breno Silva Rodrigues

Proposição de melhorias em serviços destinados à implementação da filosofia Lean no agronegócio

2021

Edson de Oliveira Pamplona

Thalita Ramires da Silva

Avaliação de um algotrading baseado em deep learning para o mercado de capitais utilizando gerenciamento de risco

2021

Carlos Henrique Pereira Mello

Jade de Souza Bordón

Integração do planejamento sistemático de layout, do pensamento enxuto e da simulação a eventos discretos para o projeto do layout de um pronto-atendimento hospitalar

2021

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Anissa Sasse Cardoso

Sistemática para avaliação de cursos de graduação: perspectiva dos discentes

2021

Josiane Palma Lima

Marianna Lucinda de Oliveira

Estudo de variáveis socioeconômicas, do ambiente construído e da qualidade percebida como contributos para a demanda do transporte público urbano

2021

José Arnaldo Barra Montevechi

João Victor Soares do Amaral

Otimização baseada em metamodelos: uma abordagem para metamodelagem em simulação a eventos discretos

2021

Josiane Palma Lima

Laryssa de Andrade Mairinque

A pandemia por covid-19 e seus impactos na mobilidade urbana: um estudo de caso utilizando análise estatística espacial

2020

Renato da Silva Lima

Alexandre Labegalini

Modelos de geração de viagens e demanda por vagas de estacionamento para transporte urbano de cargas em cidades de médio porte: o caso de Itajubá-MG

2020

Pedro Paulo Balestrassi

Marina Fernandes Branco Pitanga Lopes

Análise comparativa entre o desempenho dos métodos de regressão não linear e redes neurais artificiais através do planejamento de experimentos

2020

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Andrezza de Fátima Leal Machado 

Contribuição da gestão por competências nas estratégias de programas de pós-graduação

2020

Carlos Eduardo Sanches da Silva

João Victor Ribeiro Santos

Habilidades sociais e o desempenho do sistema de gestão da qualidade ISO 9001

2020

Renato da Silva Lima

Andreza de Aguiar Hugo

Modelo de apoio à decisão, para avaliação da logística reversa e gestão de resíduos do serviço de saúde em hospitais

2020

Anderson Paulo de Paiva

Simone Carneiro Streitenberger

Otimização estocástica multiobjetivo de processos de fabricação e recuperação: uma abordagem para qualidade e sustentabilidade

2020

Pedro Paulo Balestrassi

Natália Maria Puggina Bianchesi

Estudo comparativo entre métodos de agrupamento clássicos e redes neurais artificiais através de planejamento de experimento

2019

Carlos Henrique Pereira Mello

Lucas Vieites Silva

Uso da manutenção centrada em confiabilidade em indústrias de asas rotativas

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Anna Carolina de Siqueira Ferreira

Aspectos comportamentais resultantes dos sistemas de desempenho dos programas de pós-graduação

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Mario Henrique Sombra Beuttenmuller Vilela

Integração dos métodos: multicritério para tomada de decisão e sistema de informação geográfica para seleção de locais

2019

Pedro Paulo Balestrassi

Estevão Luiz Romão

Estudo comparativo entre redes neurais artificiais e markov-switching model na modelagem de séries temporais não lineares

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Lucas Catalani Gabriel

Competências para os gerentes de projetos da construção civil

2019

Fabiano Leal

Carlos Henrique dos Santos

Utilização da simulação para tomada de decisões no contexto da indústria 4.0: uma aplicação inserida no conceito de gêmeo digital

2019

Rafael Coradi Leme

Lucas Chilelli da Silva

Metodologia de convariância gini aplicada a estimação de parâmetros em modelos auto regressivos com caudais longos

2019

Josiane Palma Lima

Ana Clara Barbieri

Estudo da valorização de áreas urbanas no entorno de Instituições de Ensino Superior: Um modelo multicritério de apoio à decisão

2019

José Arnaldo Barra Montevechi

Paula Carneiro Martins

Aplicação da simulação a eventos discretos em conjunto com a pesquisa-ação para um projeto de melhoria em uma empresa de base tecnológica

2019

Alexandre Ferreira de Pinho

Tiago Dela Savia

Avaliação da complexidade da modelagem híbrida em processos de manufatura flow-shop

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Yasmin Silva Martins

Sistemática para abordagem de riscos em sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001

2019

Anderson Paulo de Paiva

Diego Jean de Melo

Otimização robusta do processo de aplainamento da madeira pinus taeda

2019

Carlos Henrique Pereira Mello

Vinícius de Castro Segheto

Análise da aplicação do design centrado no usuário para melhorias de usabilidade em uma incubadora neonatal

2019

Alexandre Ferreira de Pinho

Hebert Wesley Pereira Zaroni

Proposta de um modelo de business intelligence para o apoio à decisão através da perspectiva da data science

2019

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Ernany Daniel  de Carvalho Gonçalves

Criteria used in Research & Development Project Selection

2019

Anderson Paulo de Paiva

Bruna Stéfany Costa

Proposta de balanceamento entre valor esperado e variância de previsão na otimização de processos de manufatura

2019

Renato da Silva Lima

Kaique Osorio Alves Neto Silva

Modelos de geração de viagens para transporte urbano de mercadorias em cidades históricas: o caso de São João Del Rei-MG

2019

João Roberto Ferreira

Aline Cunha Alvim

Otimização robusta do fresamento helicoidal em altas velocidades do aço ABNT H13 endurecido

2019

Fabiano Leal

Milena Silva de Oliveira

Análise dos resultados da gamificação de uma disciplina de engenharia com relação aos perfis dos alunos

2019

Anderson Paulo de Paiva

Rodrigo Reis Leite

Método de interseção normal à fronteira para modelos quadráticos de escores fatoriais rotacionados

2018

José Henrique de Freitas Gomes

Nathália Fernandes de Barros

Otimização dos parâmetros de soldagem a ponto por resistência elétrica do aço 22MnB5 para aplicação no setor automotivo

2018

José Henrique de Freitas Gomes

Guilherme Jacob Antonelli

Avaliação do nível de maturidade da manufatura enxuta: estudo de caso múltiplo em empresas do sul de Minas Gerais

2018

João Roberto Ferreira

Luiz Gustavo Paes de Souza

Otimização robusta do torneamento do aço ABNT 52100 Endurecido

2018

Carlos Henrique Pereira Mello

Alessandro Luiz Branco

Projetização de ofertas comerciais no contexto do processo de desenvolvimento de produtos

2018

Carlos Henrique Pereira Mello

Vinícius Chagas Martins

Análise do processo de medicação, com ênfase em fatores humanos, de um hospital de médio porte

2018

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Hugo Anderson Araújo Pontes

Identificação das práticas capacitadoras do lean enterprise model para o lean office

2018

João Roberto Ferreira

Vanessa Flavianne Santana Rodrigues

Otimização robusta do fresamento helicoidal no alargamento de furos em alumínio 7075

2018

João Batista Turrioni

Diego Dutra Rezende

Melhoria contínua: implementação de um modelo para melhoria de indicadores de desempenho fabril

2018

Renato da Silva Lima

Flávia Tuane Ferreira Moraes

Elaboração de um índice para avaliação da logística reversa e gestão de resíduos de construção civil em municípios de pequeno e médio porte

2018

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Justin Michael Hansen

Identifying consequences of cultural influence in international research projects by brazilian professors in the United States

2018

Edson de Oliveira Pamplona

Rafael Maffei Casale

Eficiência da inserção da energia fotovoltaica no Brasil: uma abordagem por análise envoltória de dados

2018

Fabiano Leal

Renata Pereira Rocha

Modelagem e análise do processo administrativo de compras de uma instituição federal de ensino superior

2018

Pedro Paulo Balestrassi

Lara Moura Silva Saúde

Análise comparativa entre os métodos auto-regressivo, integrado de médias móveis e rede neural artificial para previsão de séries temporais

2018

Anderson Paulo de Paiva

Wesley Gabriel de Mendonça Pinto

Otimização irrestrita mono-objetivo por enxame de partículas assista por polinômios canônicos de misturas

2018

José Arnaldo Barra Montevechi

Ana Paula Rennó da Costa

Proposta da revisão da técnica de Modelagem Conceitual IDEF-SIM para projetos de simulação

2018

Fabiano Leal

Gustavo Teodoro Gabriel

Documentação da lógica de modelos de simulação por meio do uso da técnica de modelagem IDEF-SIM

2018

Anderson Paulo de Paiva

Lucas Guedes de Oliveira

Fundamentos da metodologia de Superfície de Resposta e suas aplicações em manufatura avançada: uma análise crítica.

2018

José Arnaldo Barra Montevechi

Afonso Taberga Campos

Contribuições para a melhoria na condução de projetos de Lean Healthcare Simulation

2018

Pedro Paulo Balestrassi

Rachel Campos Sabioni

Otimização de um processo industrial de filagem: uma comparação entre métodos multiobjetivo

2018

Carlos Henrique Pereira Mello

Kelly Carla Dias Lobato

Sistematização de boas práticas para o processo de desenvolvimento e certificação de equipamentos médicos

2017

Renato da Silva Lima

Rafael Costa Ferreira

Estratégias para o aumento de rendimentos de catadores de materiais recicláveis com uso da Simulação a Eventos Discretos

2017

Rafael Coradi Leme

Ricardo Antonio Lopes Maioli

Modelagem de um sistema de programação de produção de uma indústria de autopeças utilizando programação inteira

2017

Carlos Henrique Pereira Mello

Lídia Souza Almeida Rezende

Análise do emprego da norma ABNT NBR IEC 62366 e da engenharia de usabilidade no processo de desenvolvimento de produtos para saúde de fabricantes brasileiros

2017

José Arnaldo Barra Montevechi

Adriano Pellegrini Pereira

Simulação a eventos discretos como uma ferramenta de auxílio ao planejamento da produção em uma empresa multinacional de tecnologia

2017

Sebastião Carlos da Costa

Robson Edgard Faria

Modelagem e otimização da soldagem a ponto em chapas de aço galvanizado utilizando os métodos taguchi e superfície de resposta

2017

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Rafaella Marchi Pellegrini

Ensino do gerenciamento da comunicação em projetos de software por meio de jogos educacionais

2017

Josiane Palma Lima

Patrícia Pereira Arantes Inácio

Níveis de serviço e simulação computacional: um estudo de caso da influência de fatores no tempo de atendimento em uma praça de pedágio rodoviário

2017

João Batista Turrioni

Juliano Roberto de Oliveira

Instrução por Pares: a aprendizagem ativa aplicada no ensino de gestão da produção

2017

Fabiano Leal

Luiz Carvalho Neto

Proposta e aplicação de um procedimento para análise da porosidade e de desperdícios em uma empresa de aeronaves

2017

José Arnaldo Barra Montevechi

Elisa Maria Melo Silva

Aplicação da simulação baseada em agentes no treinamento de profissionais de saúde de uma incubadora neonatal

2017

Carlos Henrique Pereira Mello

Mariana Bernardes

Aplicação de métodos de engenharia de fatores humanos para avaliação e mitigação de riscos no processo de radioterapia

2017

Anderson Paulo de Paiva

Leandro Framil Amorim

Proposição de alvos em problemas de otimização multi-objetivo multivariado no processo de solda a ponto do aço AISI 1006

2017

João Batista Turrioni

Vinicius Renó de Paula

Aprendizagem baseada em projetos: estudo de caso em um curso de Engenharia de Produção

2017

José Henrique de Freitas Gomes

Fabrício Alves de Almeida

Análise multivariada do sistema de medição de um processo de solda a ponto por resistência elétrica utilizando componentes principais ponderados

2017

José Arnaldo Barra Montevechi

Alexandre Fonseca Torres

A influência de diferentes estratégias de cronometragem e modelagem de tempos na validação operacional de um modelo de simulação

 

Voltar ao topo

 

 

Indicadores

 

A seguir, alguns indicadores relacionados ao programa de Engenharia de Produção da UNIFEI:

 

- Número de egressos no mestrado: 62 (último quadriênio);

- Número de egressos no doutorado: 56 (último quadriênio);

- Número de egressos que são bolsistas de produtividade: 4;

 

Total de publicações no quadriênio:

 

 

Periódicos

Anais

Total

2017

44

48

92

2018

26

42

68

2019

52

47

99

2020

55

47

102

Total

177

184

361

 

Egressos do curso de doutorado

 

Nome do Egresso

Ano da Defesa

BETANIA MAFRA KAIZER

2021

EDUARDO RIVELINO DA LUZ

2021

LUIZ GUSTAVO DE MELLO

2021

ANDRÉ MARQUES MANCILHA DA SILVA

2021

FABRICIO ALVES DE ALMEIDA

2021

0 LEOVANI MARCIAL GUIMARÃES

2021

LUCAS GUEDES DE OLIVEIRA

2020

PAULO ROBERTO MAIA

2020

KAROLLAY GIULIANI DE OLIVEIRA VALERIO

2020

ANA PAULA SIQUEIRA SILVA DE ALMEIDA

2020

FERNANDA ROCHA

2020

WASHINGTON LUIS MOREIRA BRAGA

2020

VINICIUS DE CARVALHO PAES

2020

JULIO CESAR MOSQUERA GUTIERRES

2020

RENATO PONTES RODRIGUES

2019

JULIANA HELENA DAROZ GAUDENCIO

2019

TAYNARA INCERTI DE PAULA

2019

LIVIO AGNEW BACCI

2019

ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS

2019

KIVIA MOTA NASCIMENTO

2019

DALTON GARCIA BORGES DE SOUZA

2019

ADRIANO CARLOS MORAES ROSA

2019

GIANCARLO AQUILA

2019

WILSON TRIGUEIRO DE SOUSA JUNIOR

2019

JOSENILDO BRITO DE OLIVEIRA

2019

ANDRIANI TAVARES TENORIO GONCALVES

2019

ROBERTA ALVES

2019

PEDRO JOSE PAPANDREA

2018

BRENO GONTIJO TAVARES

2018

MARIA FERNANDA BARBATO SALOMON

2018

FABIO GUILHERME RONZELLI MURBACK

2018

GISELI VALENTIM ROCHA

2018

JOAO EDERSON CORREA

2018

VICTOR EDUARDO DE MELLO VALERIO

2018

GABRIELA DA FONSECA DE AMORIM

2018

MARIANGELA DE OLIVEIRA ABANS

2018

GABRIELA BELINATO

2018

DIOGO NUNES DALOSTO

2018

HELIO MACIEL JUNIOR

2018

FABIANO LUIZ NAVES

2017

LUIZ CELIO SOUZA ROCHA

2017

DANIELLE MARTINS DUARTE COSTA

2017

BARBARA ELIZABETH PEREIRA SOTOMONTE

2017

MARCELO NUNES FONSECA

2017

ROBSON BRUNO DUTRA PEREIRA

2017

MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA

2017

TABATA FERNANDES PEREIRA

2017

DAVID CUSTODIO DE SENA

2017

GUSTAVO SILVEIRA DE OLIVEIRA

2017

HARLENN DOS SANTOS LOPES

2017

LILIANE DOLORES FAGUNDES

2017

EDIELSON PREVATO FRIGIERI

2016

ANDRE RODRIGUES MONTICELI

2016

GUILHERME AUGUSTO BARUCKE MARCONDES

2016

LUIZ GUSTAVO DIAS LOPES

2015

PAULO ROTELLA JUNIOR

2015

PAULO HENRIQUE DA SILVA CAMPOS

2015

TARCISIO GONCALVES DE BRITO

2015

RAFAEL DE CARVALHO MIRANDA

2015

RAQUEL OLIVEIRA PONTES

2015

ROGERIO SANTANA PERUCHI

2014

JOSE HENRIQUE DE FREITAS GOMES

2013

 

Egressos do curso de mestrado

 

Nome do Egresso

Ano da Defesa

ARTHUR AURELIO DE ALMEIDA FREITAS

2021

LAERCIO ALMEIDA DE SIQUEIRA JUNIOR

2021

JOSÉ EUCLIDES FERNANDES GIGLIO

2021

BRENO SILVA RODRIGUES

2021

THALITA RAMIRES DA SILVA

2021

ANISSA SASSE CARDOSO

2021

MARIANNA LUCINDA DE OLIVEIRA

2021

JOAO VICTOR SOARES DO AMARAL

2021

LARYSSA DE ANDRADE MAIRINQUE

2021

MARIANNA LUCINDA DE OLIVEIRA

2021

SIMONE CARNEIRO STREITENBERGER

2020

JOAO VICTOR RIBEIRO SANTOS

2020

ANDREZZA DE FATIMA LEAL MACHADO

2020

FLAVIO CIRINO GASPAR JUNIOR

2020

TANITA CAROLINE PIRES MACIEL

2020

ROBSON RAIMUNDO CARDOSO RIBEIRO

2020

NATALIA MARIA PUGGINA BIANCHESI

2020

MARINA FERNANDES BRANCO PITANGA LOPES

2020

LAILA ALVES DA SILVA

2020

ANDREZA DE AGUIAR HUGO

2020

ALEXANDRE LABEGALINI

2020

HEBERT WESLEY PEREIRA ZARONI

2019

TIAGO DELA SAVIA

2019

RODRIGO REIS LEITE

2019

BRUNA STEFANY COSTA

2019

DIEGO JEAN DE MELO

2019

ERNANY DANIEL DE CARVALHO GONCALVES

2019

YASMIN SILVA MARTINS

2019

LUCAS CATALANI GABRIEL

2019

MARIO HENRIQUE SOMBRA BEUTTENMULLER VILELA

2019

ANNA CAROLINA DE SIQUEIRA FERREIRA

2019

VINICIUS DE CASTRO SEGHETO

2019

LUCAS VIEITES SILVA

2019

MILENA SILVA DE OLIVEIRA

2019

CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

2019

ALINE CUNHA ALVIM

2019

PAULA CARNEIRO MARTINS

2019

ANA CLARA BARBIERI

2019

ESTEVAO LUIZ ROMAO

2019

LUCAS CHILELLI DA SILVA

2019

KAIQUE OSORIO ALVES NETO SILVA

2019

LUCAS GUEDES DE OLIVEIRA

2018

WESLEY GABRIEL DE MENDONCA PINTO

2018

JUSTIN MICHAEL HANSEN

2018

HUGO ANDERSON ARAUJO PONTES

2018

KELLY CARLA DIAS LOBATO

2018

VINICIUS CHAGAS MARTINS

2018

ALESSANDRO LUIZ BRANCO

2018

RAFAEL MAFFEI CASALE

2018

GUSTAVO TEODORO GABRIEL

2018

RENATA PEREIRA ROCHA

2018

VANESSA FLAVIANNE SANTANA RODRIGUES

2018

LUIZ GUSTAVO PAES DE SOUZA

2018

AFONSO TEBERGA CAMPOS

2018

ANA PAULA RENNO DA COSTA

2018

GUILHERME JACOB ANTONELLI

2018

NATHALIA FERNANDES DE BARROS

2018

RACHEL CAMPOS SABIONI

2018

LARA MOURA SILVA SAUDE

2018

DIEGO DUTRA REZENDE

2018

FLAVIA TUANE FERREIRA MORAES

2018

LEANDRO FRAMIL AMORIM

2017

RAFAELLA MARCHI PELLEGRINI

2017

MARIANA BERNARDES

2017

LIDIA SOUZA ALMEIDA REZENDE

2017

LUIZ CARVALHO NETO

2017

ALEXANDRE FONSECA TORRES

2017

ELISA MARIA MELO SILVA

2017

ADRIANO PELLEGRINI PEREIRA

2017

FABRICIO ALVES DE ALMEIDA

2017

PATRICIA PEREIRA ARANTES INACIO

2017

VINICIUS RENO DE PAULA

2017

JULIANO ROBERTO DE OLIVEIRA

2017

RICARDO ANTONIO LOPES MAIOLI

2017

RAFAEL COSTA FERREIRA

2017

ROBSON EDGARD FARIA

2017

DANIEL HENRIQUE GUERATTO

2016

JOAO PAULO BARBIERI

2016

DALTON GARCIA BORGES DE SOUZA

2016

NATHALIA ALVES NALIATTI DAMBROS

2016

KAROLLAY GIULIANI DE OLIVEIRA VALERIO

2016

MARCELA DA SILVEIRA LEME

2016

ANTONIO CARLOS ALMEIDA CUSTODIO

2016

PRISCILA DOS PASSOS ROSA E SILVA

2016

GABRIELE LACERDA SANTOS

2016

GABRIELA VELOSO PEREIRA

2016

GUILHERME MUNHOZ COUTINHO

2016

CAMILA PEREIRA PINTO

2016

PATRICIA AGNES PEREIRA DA SILVA

2016

DANIELLE MAYUMI CAMPOS TAMAKI NUNES

2016

FABIO NORIKAZU KASHIWAGI

2016

EDEN DE OLIVEIRA PINTO COELHO

2016

MARCELLA BERNARDO PINTO

2016

DANILLO LOPES NUNES

2015

SIMONE ARANTES CORONADO

2015

LEONARDO ALVES DE CARVALHO

2015

TAYNARA INCERTI DE PAULA

2015

BRENO GONTIJO TAVARES

2015

LETICIA FERNANDES COSTA

2015

ANA CLAUDIA ANDRADE FERREIRA

2015

KIVIA MOTA NASCIMENTO

2015

HELBERTH JANDER DE ANDRADE

2015

LEONARDO REZENDE LIAO

2015

NAIA ANTUNIS DE REZENDE

2015

ANDRE MARQUES MANCILHA DA SILVA

2015

VINICIUS CORREA DE ALMEIDA

2015

RENATA APARECIDA RIBEIRO GONCALVES

2015

FERNANDO LUIZ RIERA SALOMON

2015

GIANCARLO AQUILA

2015

VICTOR EDUARDO DE MELLO VALERIO

2015

MARCELO NUNES FONSECA

2015

FLAVIO FRAGA VILELA

2015

ANDRE LUIZ DE LIMA

2015

JULIANA HELENA DAROZ GAUDENCIO

2015

ANA PAULA SIQUEIRA SILVA DE ALMEIDA

2015

ANTONIO SERGIO DA SILVA

2015

RENATO PONTES RODRIGUES

2015

MARCELO MACHADO MENDONCA

2015

ALEXANDRE CORREA GRASSI BISSACOT

2015

LEANDRO DUARTE PEREIRA

2015

DIOGO NUNES DALOSTO

2015

JULIO CESAR MOSQUERA GUTIERRES

2015

CATIA EMILIANA PAES

2015

EDIVALDO SANTOS AMORIM

2015

MICHELE DE SANTANA CARMELOSSI

2014

MICHELLE FATIMA DOS SANTOS COSTA

2014

WILLY JORGE PRUDENTE DE ARAUJO

2014

FLAVIA APARECIDA DE SOUZA

2014

JOAO EDERSON CORREA

2014

TATIANE COSTA LEITE

2014

MARCOS STEWART FERRAZ PAMPLONA

2014

JOSE CLAUDIO ISAIAS

2014

ANNA PAULA GALVAO SCHEIDEGGER

2014

MICHELE DE CACEA DIAS VIEIRA DA SILVA

2014

TABATA FERNANDES PEREIRA

2014

FERNANDA ROCHA

2014

GABRIELA DA FONSECA DE AMORIM

2014

JHON JAIRO JOSA LARGO

2014

CELSO VANDER VIANA

2014

EDIELSON PREVATO FRIGIERI

2013

CARLOS HENRIQUE DE OLIVEIRA

2013

PAULO ROBERTO MAIA

2013

HELENA VILELA PAGAN

2013

RAFAEL PEREZ PAGAN

2013

JULIAN IGNACIO LOPEZ ARCOS

2013

GISELI VALENTIM ROCHA

2013

PAULO FONSECA JUNIOR

2013

CINTIA BARREIRO MENEZES

2013

MARLENE DOS SANTOS ARRUDA CINTRA

2013

JOSE DA SILVA FERREIRA JUNIOR

2013

NATACHA MARIA DE CARVALHO OLIVEIRA

2013

GUSTAVO SILVEIRA DE OLIVEIRA

2013

ALINE CRISTINA MACIEL

2013

THIAGO BUSELATO MAURICIO

2013

FABIO DE CASTRO FERRAZ ZANZINI

2013

PEDRO JOSE PAPANDREA

2013

JICELENE ELISSA DA SILVA

2013

MICHELLE ROSELI DA LUZ

2012

PAULO ROTELLA JUNIOR

2012

MARCIA MARIA RIBEIRO ANDRADE

2012

MAURA REGINA RENNO FERREIRA

2012

ALEXANDRA DE FATIMA CHIARADIA VALADÃO

2012

ANDERSON FAGUNDES DO COUTO

2012

BÁRBARA ELIZABETH PEREIRA SOTOMONTE

2012

JONATHAN DANIEL FRIEND

2012

MARCOS VIEIRA DE SOUZA

2012

PATRICK DE MORAIS HANRIOT

2012

RAFAEL DE CARVALHO MIRANDA

2012

ROGÉRIO SANTANA PERUCHI

2011

AMANDA FERNANDES XAVIER

2011

ANDERSON LUIZ GONCALVES

2011

BARBARA COUTINHO FERNANDES

2011

CAROLINA SALAZAR ARAGÓN

2011

DANIELLE FERNANDES CAMPOS

2011

FERNANDO FERRAZ AMARAL

2011

GEREMIAS SEVERINO

2011

HELIO MACIEL JUNIOR

2011

HENRIQUE ANDRADE GODOY

2011

IGOR DE MORAES CARDOSO

2011

IGOR SOUZA NOGUEIRA OSHIRO

2011

JEFFERSON OLEGÁRIO DE PAULA

2011

KARIN MENDES PENTEADO

2011

LAIS REZENDE SERRANO CONTI

2011

LUIZ GUSTAVO DIAS LOPES

2011

MAIRA SILVA DE AGUIAR

2011

PAULO HENRIQUE DA SILVA CAMPOS

2011

RAFAEL PRUDENCIANO DA SILVA

2011

RAQUEL LOPES DE OLIVEIRA

2011

TERESA CRISTINA CAMPOS GONÇALVES

2011

ALUIZIO RAMOS SALGADO JUNIOR

2010

CIBELE NOGUEIRA PAIVA

2010

LEANDRO ANDREATTA BARROS

2010

LUCAS BARBOSA ALVES

2010

MONA LIZA MOURA DE OLIVEIRA

2010

RAFAEL FLORENCIO SILVA DA COSTA

2010

RONILDO JORGE DE OLIVEIRA

2010

SANDRA MIRANDA NEVES

2010

VANESSA BORSATO DE SOUZA LIMA

2010

ANEIRSON FRANCISCO DA SILVA

2009

CATARINA MARIA DA COSTA

2009

CIBELE EMILIA CASSIANO

2009

EDMIR AUGUSTO DA SILVA

2009

GEORGES KALLÁS

2009

JOSÉ MAGNO DA SILVA

2009

JULIANA CAMINHA NORONHA

2009

MARCOS ROLANDO PICCILLI

2009

ROGÉRIO SILVA RODRIGUES

2009

RONAN DE BRITO MURAD

2009

SILVIA ANGÉLICA DE SOUZA

2009

ANA EMILIA NASCIMENTO SALOMON NAVARRO

2008

ANTONIO FERES ABDALA ALVES

2008

ANTONIO MARCOS RODRIGUES E SILVA

2008

BENÍCIO FERREIRA DE ALMEIDA FILHO

2008

CLAITON GONÇALVES

2008

ELIANA ALVES MOREIRA

2008

EMERSON JOSE DE PAIVA

2008

GEOVANDRO GOMES DA SILVA

2008

GUSTAVO BONNARD SCHONHORST

2008

JOSE HENRIQUE DE FREITAS GOMES

2008

JUSCELEM GONCALVES CORREA

2008

LEON RICARDO DINIZ

2008

MARCIA SERRÃO BRUNI

2008

MAXWEL HENRIQUE IRIA

2008

PAULO DE VASCONCELLOS TAVARES FILHO

2008

PAULO HENRIQUE INCERPI

2008

RITA CRISTINA RENÓ FERREIRA

2008

RONIVALDO BELAN

2008

ADÃO MARCOS SIQUEIRA

2007

ADILSON AKAZAWA

2007

BERNARDO VASCONCELOS DE CARVALHO

2007

CARLOS EDUARDO CORREA MOLINA

2007

DANIELA BARRETO

2007

ELIANA DE FATIMA SOUZA SALOMON

2007

EMERSON DE OLIVEIRA SOANE

2007

FABIANA DIAS BATISTA

2007

ITALO FREIRE GUIMARÃES

2007

JOAB FRANCISCO DE SOUZA

2007

JOSÉ BENEDITO DE OLIVEIRA

2007

JOSE CELSO DE CASTRO

2007

LEANDRO MESQUITA DE MORAIS

2007

LILIAN MARIA DE SOUZA ALMEIDA

2007

LIVIO AGNEW BACCI

2007

LUIZ HENRIQUE BROCHETTO

2007

MARIA CAROLINA PINHO LEVY

2007

MARINA CARVALHO BRANDAO

2007

PEDRO HENRIQUE ATHANASIO DELALIBERA

2007

REYNALDO DE FARIA BRIZON

2007

RICARDO ALEXANDRE SOARES

2007

ROGÉRIO ABDALA GIACOMETTI

2007

ROGÉRIO MARIANO DE SOUZA

2007

SILVIA MARIA SANTANA MAPA

2007

THAIS CRISTINA PEREIRA

2007

VANESSA CRISTHINA GATTO CHIMENDES

2007

ALECIO PINHEIRO FREIRES

2006

ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS

2006

ANDRE LUIZ MEDEIROS

2006

ANTONIO MARCOS ANTUNES GOULART

2006

CELSO FRANCISCO DE MORAES

2006

EDUARDO CERQUEIRA DA FONSECA

2006

EDUARDO GOMES SALGADO

2006

ELIANE DMARTIN FOWLER

2006

FABRICIO JOSÉ PONTES

2006

GLEICILENE SIQUEIRA DE MELLO

2006

JOSÉ HENRIQUE DE SOUZA CAMPOS GABETA

2006

JOSE RENATO NUNES BRIGHENTI

2006

JUAN CARLOS COCA NAVARRO

2006

LUIZ GUSTAVO DE MELLO

2006

LUIZ MARCELO OKI PAES

2006

MARCELO MACHADO FERNANDES

2006

MARIA FERNANDA BARBATO SALOMON

2006

MARIANA ROCHA GALHARDO

2006

NOEL TEODORO DE CASTILHO

2006

ODERSIO MARTINHÃO FILHO

2006

PAULO HENRIQUE PAULISTA

2006

PEDRO LUIS DE AVILA

2006

RENALDO GONZAGA DE ALMEIDA FILHO

2006

RENATA APARECIDA RIBEIRO CUSTODIO

2006

RONÃ RINSTON AMAURY MENDES

2006

SANDRA DE SOUSA XAVIER

2006

TAINA ISABELA PEREIRA DA COSTA NEVES

2006

ANTENOR LEONELLO FILHO

2005

BRUNO LOPES MENDES TORGA

2005

CARLOS EDUARDO MARTINS DE OLIVEIRA

2005

CASSIA MARQUES MONTE SANTANNA

2005

DANIELA ARAUJO PEREIRA

2005

DJALMA BRIGHENTI JUNIOR

2005

EDNILSON BASSANI

2005

EDUARDO GOMES CARVALHO

2005

ERIKA JULIANO CUNHA

2005

EZIO MISHIMA

2005

FABRÍCIA ARAÚJO

2005

GERALDO MENDES GUTIAN

2005

HÉRCULES ELIÉZER RODRIGUES LIMA

2005

HUGO JOSE RIBEIRO JUNIOR

2005

IGOR ERNESTO GRIEGER BANHOLZER

2005

IVAN SANT ANNA

2005

LEANDRO MINORU ENOMOTO

2005

LILIANE DOLORES FAGUNDES

2005

LUIZ ANTONIO FARINA DIAS

2005

MARCOS TADEU MORAES DE CASTRO

2005

MAURO SERGIO ZEFERINO

2005

MAYRA MOUTINHO CARDOSO

2005

RAFAEL SIQUEIRA

2005

REINALDO MOREIRA BASTOS

2005

ROBERTO NANNI

2005

VERA LÚCIA MAURO MOHALLEM

2005

VINICIUS PELUCIO SCAFF

2005

ALEXANDRE LEME SANCHES

2004

ANA CAROLINA CARDOSO FIRMO

2004

ANDERSON PAULO DE PAIVA

2004

ANDREA APARECIDA DA COSTA MINEIRO

2004

ANDRÉA DA SILVA PEÇANHA

2004

ANTONIO AUGUSTO SILVEIRA

2004

CARLOS AUGUSTO SAADI ALEM

2004

CRISTIANE NELI DE CARVALHO CARPINTEIRO

2004

EVERTON CESAR VASCONCELOS

2004

JACQUELINE RODRIGUES DE OLIVEIRA BALDUCCI

2004

JOSÉ PAULO FREIMAN

2004

KARL HEINZ LUDWIG

2004

KASCILENE GONÇALVES MACHADO

2004

MARCIO ALEXANDRE PORTELINHA

2004

MARIA HELENA FERREIRA DE FARIA

2004

MIGUEL MAZZA JUNIOR

2004

ROLAND ROBERT COLOMBARI

2004

SIDNEY LEONE

2004

SIMONE ANGÉLICA DEL-DUCCA BARBÊDO

2004

WANDER FONSECA DA SILVA

2004

ALEXANDRE MAGNO GALIETA DE OLIVEIRA

2003

ANTONIO GIL DA COSTA JÚNIOR

2003

CARLOS GUSTAVO BONANNI

2003

CLEBER GONCALVES JUNIOR

2003

CRISTIANA RENNÓ D`OLIVEIRA

2003

DANIEL DETONI

2003

DARIO DE ALMEIDA JANÉ

2003

DAVID JOSE DINIZ

2003

EDUARDO FERRO DOS SANTOS

2003

ERICKA PRISCILLA MARQUES

2003

ERIVELTON ANTONIO DOS SANTOS

2003

FABIANO LEAL

2003

FABIO ALMAS

2003

FRANCISCO ALEXANDRE DE OLIVEIRA

2003

JACY OLIVEIRA JÚNIOR

2003

JOSÉ ARTUR FAGUNDES NORA

2003

JULIANO BARBOSA CUNHA

2003

KWAMI SAMORA ALFAMA CORREIA

2003

LUCIANO PINHO NILO JUNIOR

2003

MABEL MARIA SILVA DE RESENDE CHAVES COUT

2003

MARCO ANTONIO MOITINHO CAMARA SENNA

2003

MIRIAN RAQUEL LAFUENTE VELÁZQUEZ

2003

REGIS DE FREITAS MARTINS

2003

RICARDO BELINI SANTI

2003

RICARDO COSER MERGULHAO

2003

ROBERTO NUNES DUARTE

2003

RONALDO SALES ABRANCHES

2003

THIAGO PERES AROUCA TOLEDO

2003

VALERIA MARCONDES PEREIRA

2003

WASHINGTON LUIS MOREIRA BRAGA

2003

WESLEY ALVES DA SILVA

2003

ANTONIO CARLOS DA SILVA

2002

AURELIO PEREIRA DOS SANTOS

2002

CELIA OTTOBONI

2002

CHAN CHAO LIM

2002

EDUARD PRANCIC

2002

EDUARDO DIAS FELIX DA SILVA

2002

JOÃO VITOR ZANESCO

2002

JOSÉ HENRIQUE REZENDE ABREU

2002

LEONARDO FAGUNDES TOLEDO

2002

LUIZ GUILHERME RIBEIRO

2002

PAULO ROBERTO HIENE

2002

PAULO SERGIO PINHAL

2002

VALMIR ZACARIAS DE SOUZA

2002

VANESSA BAWDEN DE PAULA MACANHAN DE ARRUDA

2002

ANTONIO DA SILVA DO AMARAL BRITES

2001

BENEDITO MARCIO B. MAGALHÃES

2001

CARLOS ROBERTO GODOY CINTRA

2001

CHRISTIANE MENDES HYPOLITO

2001

CILENE ARAUJO DA CRUZ MORO

2001

DALTON RUBENS DE MACEDO

2001

DELFINO PAIVA TEXEIRA DE FREITAS

2001

ELIEBER MATEUS DOS SANTOS

2001

FABIO GUILHERME RONZELLI MURBACK

2001

HELENA MENDONCA FARIA

2001

IVAN COSTA PEREIRA

2001

JADES MARQUES DE MIRANDA

2001

JOSE EDUARDO MORELLO LOBO

2001

JOSE FELIX BORGES DA SILVA

2001

LUIZ FERDINANDO PIGNOLI PERASSA

2001

LUIZ GUILHERME AZEVEDO MAUAD

2001

MONICA REGINA DE SOUZA

2001

RAUL DOS SANTOS RODRIGUES

2001

ROMEU PAULO BOLINA

2001

VALERIA FONSECA LEITE

2001

VITO JOSE CARONE

2001

WAGNER RODRIGUES LOZANO

2001

MARIALVA MOTA RIBEIRO PEREIRA

2000